domingo, 2 de março de 2008

Pingos e Respingos (13)


Premiar o mérito1
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, professora Maria Helena Guimarães de Castro, 61 anos, comanda uma rede de 5.500 escolas, 250.000 professores e 5 milhões de alunos. Nenhuma outra secretaria no país chega perto de tais números.

Premiar o mérito 2
É justamente nesse universo que será implantado pela primeira vez no Brasil um sistema em que as escolas passarão a ter metas acadêmicas no horizonte e receberão mais verbas, caso consigam cumpri-las. O tal bônus será distribuído entre os professores, ou seja, receberão mais de acordo com a sua produção.

Premiar o mérito 3
Depois de anunciar tal sistema, a professora Maria Helena recebeu uma avalanche de e-mails de professores que ficaram furiosos com a idéia. Eles querem aumento salarial para todos, independente do desempenho de cada um.

Premiar o mérito 4
Segundo a secretária, os professores que somente pensam em aumento salarial tem uma visão sindicalista ultrapassada e corporativista, segundo a qual, os professores merecem ganhar o mesmo salário no final do mês. Essa velha política da isonomia salarial passa ao largo dos diferentes resultados obtidos na sala de aula, e aí está o erro. Ao ignorar méritos e deméritos ela deixa de jogar luz sobre os mais talentosos e esforçados e, com isso, contribui para a acomodação de uma massa de profissionais, numa zona de mediocridade.

Premiar o mérito 5
Existe uma visão atrasada no Brasil segundo a qual a culpa de todos os males é atribuida ao estado, afirmou a professora Maria Helena. Não acho razoável que o professor nunca tenha nenhuma responsabilidade sobre o resultado final de seus alunos. Jamais defenderei aumento salarial indiscriminado para professor ruim, desinteressado ou que mal aparece na escola, que gosta de matar aulas. Quem merece receber mais dinheiro no fim do mês são os bons professores e aquelas escolas públicas capazes de oferecer um raro ensino de qualidade. Sugestão: Deixe neste blog a sua opinião sobre esta matéria. É muito interessante!

Premiar o mérito 6
Quem entra numa escola na Finlândia se espanta com a simplicidade de suas salas de aula: nada de parafernália! Apenas um quadro negro, giz e às vezes, um par de computadores. Apesar de despojadas, a educação na Finlândia lidera o ranking mundial em qualidade. O grande segredo da qualidade de educação finlandesa é a formação de professores. O título de mestrado é exigido para educadores d até no ensino básico. Professores com qualificação recebem altíssimos salários, com grande prestígio social e é a carreira mais desejada pelos estudantes de ensino médio naquele país.

Premiar o mérito 7
Os alunos finlandeses do ensino fundamental ficam mais tempo na escola. Entram de manhã e saem às 15 horas. O mestrado é um pré requisito para um professor ser contratado na Finlândia. No Brasil, basta ter diploma de ensino superior, que se tornou obrigatório a partir de 2007. O que contribui em muito também para o sucesso finlandês na educação é o fato de que a Finlândia é o país menos corrupto do mundo. Com isso, sobra muito dinheiro para investir pesado na educação.,

Obrigado
Muita gente têm acessado este blog com inúmeros comentários. Que ótimo! É impossível citar todos os nomes dos amigos locais e distantes, mas mesmo assim, vou agradecer aos elogios, criticas, opiniões de diversas pessoas como: Dr. Rosley Gomes Carneiro (Nova Esperança), Enfermeira Juliana Fernandes (Nova Esperança), Fábio Segala (Nova Esperança), Dr. Haroldo Marques Bezerra (Nova Esperança), professora Maria Tereza Galinari (Barão de Lucena - Nova Esperança), professora Eliane Gonçalves (Escola Sabidinho - Nova Esperança), enfermeira Izabel Vasconcelos (Maristela), Fátima Zini (Nova Esperança), acadêmica de Enfermagem Sandra Chaves (Nova Esperança), Maria de Francisco (Curitiba), estilista Ercília Silva (Nova Esperança), Patrícia Madeleine dos Santos (Nova Esperança), Carlos Henrique da Silva - CHS Estúdio (Nova Esperança)...

E mais...
Jornalista e futuro genro Rafael Krieger (São Paulo), empresária Regiane Camilotti Moreno (Nova Esperança), professor Valdenir Aparecido Izídio (CIESC- Colégio São Vicente - Nova Esperança), promotor de Justiça, dr. Edson Ap. Cemensati(Maringá), Dra. Marisa Moraes (Assistência Judiciária da UEM - Maringá), Sargento Rui Ferreira dos Santos (Maringá), enfermeira Geisa Siqueira (Colider-MT), empresária Silvia Spagnollo Hota (Curitiba), enfermeira Luciane R. Barbosa (Manaus-AM), Engenheira Química Ludmila de Francisco (Rio de Janeiro), Secretária Gisele (Gabinete da Prefeita Mali Benatti), Dra. Aline Machado (Maringá), Enfermeira Laura de Farias Pinto (Sarandi), enfermeira Iraci das Graças B. Barbosa (Sarandi), professora Michele (Método Informática - Nova Esperança), amigo Marcos Leite da Escola de Samba Vai-Vai (São Paulo) e muitos outros.

Escola Júlio Benatti

De roupagem nova, a Escola Júlio Benatti, situada na Vila Silveira em Nova Esperança, foi inaugurada recentemente pela prefeita Mali Benatti. A construção é de boa qualidade e a escola tem uma bela estrutura, devendo ser muito útil para as crianças que residem no bairro e adjacências. Sempre que se inaugura uma escola, devemos enaltecer o poder público porque 'o nosso povo quer mais, educação pra ser feliz/ com união, vencer a corrupção, passar a limpo este país'. Parabéns prefeita!
Cirurgiã-dentista Adriana Santoro
Tomou posse a nova Secretária de Saúde do Município, Dra. Adriana Santoro, de tradicional família novaesperancense. O desafio desta secretaria é muito grande, principalmente porque este ano é de muita política e politicagem, já que as eleições acontecem em outubro próximo. Há necessidade de fazer urgentemente um cronograma das prioridades da saúde local, rever a situação salarial dos diversos funcionários da pasta e, principalmente, resolver os inúmeros problemas do Hospital Municipal - como falta de medicamentos, falta de médicos em diversas áreas, etc. Que Deus te ilumine!
R$ 415,00
Este é o novo mínimo, que entrou me vigor ontem, dia 1º de março. Uma Medida Provisória do presidente Lula garante este valor salarial mínimo a todos os brasileiros. O aumento foi de pouco mais de 8%.

Entrelinhas
***Depois de uma boa reforma, a Escola Comecinho de Vida foi reaberta.***Por causa da derrubada de uma árvore ao lado da Sanepar, por pouco o pau não comeu entre moradores e a administração municipal. Seria ótimo se o povo fosse informado pelas autoridades o que será feito realmente na av. Santos Dumont até a concha acústica e quanto será gasto na obra. Este é o grande problema do administrador. É não infornar a necessidade, os custos, os gastos nas obras públicas. É muito complicado! Você não acha!*** Em sua categoria, Emília Ribeiro Arruda de Oliveira conquistou sábado último, o segundo lugar nos 10.000 metros, na Prova Rústica de Cornélio Procópio-Pr. Emília está em altos preparativos para a Prova Tiradentes, no dia 21 de abril, em Maringá. Parabéns Emília!***Bilbatson é o novo diretor da Ciretran de Nova Esperança e região. Felicidades Bil!***.Celular e computador estão levando os jovens ao estress.*** A enfermeira Jessica Pini acaba de ser aprovada no mestrado da UEM*** Que barbaridade o que aconteceu no jogo em Criciuma com a torcida do Avaí presente.. Explodiu uma bomba e um senhor de 62 anos perdeu a mão.*** " Que bom se você pudesse dar a mão, ajudar um semlhantes. Mas onde está o semelhante? " ( Mário Quintana )

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns emilia pelo seu ótimo preparo fisico continue sempre assim o povo de nova esperança torce por vc bjos....