quarta-feira, 4 de junho de 2008

Pingos e Respingos (21)



YSL

"A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá"

Morreu no último domingo um dos estilistas mais conceituados do mundo, Yves Saint Laurent. A moda criada por ele fez história: sua marca ficou conhecida por sua praticidade aliada à sofisticação. Entrou no hall dos costureiros mais baladalos com a criação, nos anos 60, so smoking feminino. Em 1966, foi o primeiro a popularizar o prêt-à-porter e também o pioneiro a usar modelos negras em desfiles de moda. Quer saber mais sobre moda? Acesse os sites http://www.mfh.com.br/ ou http://www.correiodailha.com.br/ . Temos uma conterrânea escrevendo para estes portais.

Pequim 2008

Com o título "Um país em transformação", a revista Isto É publicou nesta semana uma matéria sobre a China. Muitas coisas já comentadas aqui no blog. A reportagem afirma que, com a proximidade dos Jogos Olímpicos, vem à tona as contradições e prosperidade desta nação, que possui mais de 6 milhões de consumidores de produtos de luxo. Parece que o símbolo da Louis Vuitton anda mais famoso que a bandeira comunista.

Cana-de-Açúcar

A ex-cortadora de cana Maria Valdaia, vencedora da última Maratona de São Paulo, cada vez que vence ou é bem classicada em uma corrida, recebe uma grana preta. Como é uma corredora de ponta, está levantando a todo o momento um bom dinheiro. A Valdaia deve estar pensando: como estão os meus ex-colegas cortadores de cana? A situação não deve ter mudado muito não Valdaia! Hoje, um cortador de cana que trabalha das 7 hs da manhã até as 16 hs (é o contrato feito com os cortadores), com direito a uma hora de almoço e meia hora de café, recebe em média cerca de R$ 700,00, ou seja, tem que cortar cerca de oito toneladas (oito mil quilos) de cana por dia útil de trabalho. Vai depender muito da qualidade da cana e da habilidade do cortador, além do preço álcool no mercado. É um serviço muito pesado, trazendo conseqüências sérias de problemas respiratórios e físicos (lesões de esforços repetitivos-LER) a curto prazo (mais ou menos de três a cinco anos).

Legados Japoneses-1

Quando o navio Kasato Maru atracou no Porto de Santos, em São Paulo, em 18 de junho de 1908, os 781 imigrantes japoneses nele embarcados achavam que o Brasil não passava de um destino temporário, que logo voltariam para casa. Os brasileiros, por sua vez, viam nos recém- chegados visitantes cuja a única contribuição ao país, seria o trabalho braçal nas lavouras de café.

Legados Japonenses-2

Pois é. Apenas 10% dos quase 190.000 imigrantes que aportaram aqui antes da II Guerra retornaram ao Japão. Os outros 90% ficaram para sempre e ajudaram a mudar a face da terra que adotaram. Na agricultura, introduziram a soja, atualmente, 20% das exportações do agronegócio, novas máquinas e métodos de cultivo. Além dos novos alimentos, uma infinidade pratos típicos, frutas, temperos antes desconhecidos, etc.Estamos comemorando este mês,
cem anos da imigração japonesa e o maior legado continua sendo o seu povo, cerca de 1,3 milhão de descendentes, sendo a maior comunidade nikkei fora do Japão. Com certeza, devemos muito aos japoneses por este Brasil gigante que sacode o mundo.

Legados Japoneses-3

A Revista Veja, em sua última edição, publicou uma bela reportagem sobre a imigração japonesa no Brasil. Entre tantas coisas japonesas que encontramos por aqui, eu vou citar algumas. Sashimi, é um peixe cru caprichosamente cortado e servido, acompanhado de raiz-forte e muito shoyu. Sushi, servido apenas em dia de festa no Japão, tornou-se o ítem mais popular da culinária japonesa no Brasil. Sukiyaki, o cozido de carne, legumes e macarrão, foi um dos primeiros pratos japoneses a cair no gosto dos brasileiro. Saquê, bebida que vem da fermentação do arroz é pouco calórica e muito saborosa. Shoyu, tempero muito usado pelos brasileiros até em saladas. Soja, que até o século XIX era plantada na Bahia e servia como ração dos animais, foram os imigrantes japoneses que disseminaram sua produção e consumo no país. Raiz-forte, pasta verde e ardida que faz chorar os desavisados, realça o sabor do peixe cru e ainda tem ação bactericida. Rámen (conhecido no Brasil como miojo) é o macarrão instantâneo que chegou ao
Brasil em 1965. Rabanete, outro produto dos imigrantes. Não vamos esquecer do Hashi, que são os palitinhos para comer, além de servir de enfeites para cabelo.

5 de junho

Dia 5 de junho próximo, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante muitos anos, este assunto tem sido comentado e discutido em todas as partes do mundo, uma vez que a não preservação do meio ambiente está mudando diversos fatores e regiões do planeta, trazendo calamidades, terremotos, mudanças bruscas do clima, ressacas dos mares, efeito estufa, etc.
O desmatamento desorganizado, é o grande vilão das mudanças no meio ambiente. Vamos tratar de preservar o meio ambiente, caso contrário poderemos ser engolidos pelo desastre ecológico que o próprio homem está produzindo.

Serafim Meneghel

A tradicional família Meneghel, da cidade de Bandeirantes (PR) é muito conhecida por ser os pioneiros no Paraná na Usina de Cana-de-Açúcar (USIBAND), além de serem os fundadores de uma das melhores Escola de Agronomia do Paraná e do Brasil, situada naquela cidade. Quando se fala na família Meneghel, logo vem a mente a figura de Serafim Meneghel, ex-presidente da famosa e forte equipe do União Bandeirantes. Presidente e torcedor fanático pelo seu clube, que revelou grandes craques para o futebol paranaense e brasileiro, gostava de alertar os árbitros que apitavam os jogos do União, que não apitassem erradamente contra o seu time, pois caso contrário não sairam do estádio sem apanhar e sem proteção policial. Serafim pouco ligava para a Justiça Desportiva: fazia a sua própria justiça intimidando os árbitros para não roubarem o seu clube. Pois é Serafim, está faltando você no Coritiba e no Atlético/PR para dar uma surra nos árbitros ladrões e safados do Tardelli, Simon e Bozzano que meteram a mão discaradamente nos clubes do Paraná no Campeonato Brasileiro.

Vale Tudo

A nova arma da indústria automobilística para vender mais, são os planos que permitem que o cliente pagar prestações menores e deixar a quitação de até 50% do valor do carro para fim do financiamento. O comprador ainda pode ganhar ¨brindes ¨, que vão desde emplacamento, acessórios até televisores, tratamentos estéticos, vales-compra e viagem. Enfim, vale tudo e qualquer acordo para comprar um carro novo.

Glossário

Entenda o significado de algumas palavras e expressões usadas no movimento hip-hop:
ABAFO - cara, vacilão, ABRAÇAR - aceitar, participar, concordar, ir na fé. ALIADO - camarada, muito amigo. ALOPRAR - incomodar, zoar. BUTE - tênis. CABEÇÃO - quem fuma maconha a
toda hora. CASINHA - armadilha. CHAROLA - maconha. DAR LINHA - ir embora. LARICA -fome. MANO - amigo, parceiro. MALOQUEIRO - andar largado, ser louco, diferente. MINA-mulher de malando, que gosta de ser pisada. PANHA- feia. PAGANDO O PAU - bajulando. PATRÃO - lider que comanda o tráfico de drogas na área. PEITA - camisa. T Á LIGADO? - entendeu ? TRETA - briga, confusão. TIRIÇA - mulher feia. SOM - danceteria. X9- fofoqueiro, alcagüete.

Entrelinhas

*** Parabéns ao Jornal Noroeste ( leia-se Alex e Osvaldo) pelo aniversário.*** Certa pessoa na cidade confidenciou-me que perguntou a certo vereador o custo da obra da av. Felipe Camarão.
A resposta foi: não tenho a mínima idéia. O que você acha disso ?*** Barak Obama será mesmo o candidato democrata a presidente dos Estados Unidos. Hillary Clinton já jogou a toalha, segundo o seu marido Bill Clinton.***Merece um semáforo, a esquina da rua Bento Munhoz da Rocha Neto com a av. Brasil ***Cuidado com os balões. Não os soltem! ***Esta história de só jogar na seleção quem joga na Europa está descaracterizando o futebol brasileiro.***Vaidade e exibicionismo demais trazem problemas para a saúde.***Paraná lidera as apreensões de crack no país.***Já está em vigor a nova Lei do uso dos capacetes dos motoqueiros.***Lula joga pesado na Europa sobre a questão do biocombustível.***Prestígio da prefeita Maly Benatti continua em alta.***Imprensa paranaense precisa ser mais contundente com as arbitragens, como as demais imprensa do país.*** Alinne Moraes, interpretando a vilã Silvia, foi uma das grandes revelações artísticas do ano***" Dificilmente haverá alguma coisa neste mundo que alguém não possa fazer um pouco pior, e as pessoas que consideram preço somente são suas merecidas vítimas." (John Ruskin)-

2 comentários:

Anônimo disse...

Resta saber até quando prestígio de Maly e Benatti vai, pois a cada dia que passa fica mais evidente o nariz de pinóquio!!!

Anônimo disse...

Esta da moral da Maly e Benati é pra acabar... Nao consigo parar de rir, kkkkk

Que venha as Eleicoes logo pelo amor de Deus!!!