quinta-feira, 19 de junho de 2008

Pingos e Respingos (22)

100 anos (1)

No próximo domingo, 22 de junho, Maringá recebe a visita do Príncipe Naruhito, herdeiro do Trono do Crisântemo. A visita se deve a comemoração dos cem anos da imigração japonesa ao Brasil, tendo o Norte do Paraná como o maior reduto da colônia nipônica no país. A chegada está prevista para às 17 horas e o clima de festa já existe por todo o luigar na Cidade Canção, desde a rodoviária até os shoppings. A princesa Masako não vem.

100 anos (2)

Seria redundância voltar a falar aqui da grande importância dos nossos irmãos japoneses no desenvolvimento do Brasil. Muitos descendentes residem em nosso município, contribuindo
muito para o nosso cresimento. Grandes famílias japonesas estabeleceram ao longo dos anos em Nova Esperança e hoje fazem parte diretamente de nossa sociedade. Citar todas as famílias japonesas aqui neste blog, seria impossível, mas não posso deixar de falar dos Sakae, Sato, Yamamoto, Matsuguma, Marutaka, Okabaiashi, Tokumoto, Kinoshita, Takashi, Yanase, Saito, Nosima, Osako, Ono, Sakamoto, Eto, Morimitsu, Benitaka, Kobaiashi, Fukuda, Kuroda, Kato, Koga, Kitagawa, Kuryiama, Kawahisa, Kawamura, Kawano, Kawaye, Kaneko, Uhemura, Nagaoka, Nagatani, Nakashima, Nagamine, Nakasima, Okihiro, Okuno, Ogawa, Oshiro, Takakura, Onaga, Takashi, Takahira, Takano, Takayama, Tanaka, Tanigushi, entre outras.

O choro do bebê

Como pediatra que sou, posso falar deste assunto de cadeira. O choro é a primeira forma de comunicação humana; posso até dizer que é o precursor da fala. O bebê só consegue se comunicar nos primeiros meses através do choro. Por isso, é importante chorar e, mais do que isso, é necessário entender o choro do bebê. Em seu momento de choro intenso e agudo, a intensidade do som do choro do bebê pode ser igual ao barulho de um motor de automóvel.
O choro noturno representa cerca de 40% do choro diário de um bebê. As causas são variadas, como fome, frio, fralda molhada, falta do colo, etc. O choro que a mãe mais consegue identificar é o da fome. É um choro semelhante a um apelo. A criança chora, virando a cabeça, como que procurando alguma coisa.

Gays de Farda

Por que a sociedade é tão preconceituosa? Só porque os sargentos do Exército declararam que eram gays receberam punição de todo o lado. Até crime de deserção. Será que não há outros gays no Exército, Marinha, Aeronáutica, Igreja, etc, etc, etc? A homossexualidade existe em toda a parte e em todo o mundo. Quantos artistas famosos já assumiram tal posição? O importante de tudo isso é o talento, a sua competência. Certo ou errado, Los Angeles nos Estados Unidos oficializou o casamento entre homossexuais.

Obama

Ele é novo na cor, na coragem, na origem, nas idéias e venceu o primeiro embate. Michele Obama e seu marido caminharam de mãos dadas, até o centro do palco armado na cidade de Saint Paul (EUA) e ali antes de se separarem, tocaram de leve os punhos cerrados, olhando nos olhos um do outro. A mensagem simples e universal era clara: eles são jovens, são legais e, sobretudo, são negros. O cumprimento que nasceu nos guetos americanos e ganhou as ruas do planeta por meio do cinema e televisão, chegou com Barack Hussein Obama, ao centro da política global. O mesmo país racista que matou Martin Luther King e Malcom X, consagrou Obama que poderá ser o presidente da nação mais poderosa do mundo.

Seleção Brasileira

Assistir aos jogos da nossa seleção, dá um desânimo danado. O motibo é simples: você sente na equipe a falta de brasilidade dos jogadores. Eles estão distantes de nossa pátria, sem qualquer compromisso com o povo. Ganhar ou perder é a mesma coisa. Por causa do status, aquele que joga na Europa tem sempre a preferência do treinador. Mas você vê jogador como o Diego, Maicon, Gilberto, Mineiro, Josué, Gilberto Silva sem qualidade técnica nenhuma para vestir a camisa da seleção. O prórpio Adriano, o Imperador, tem pouca bola pelo dinheiro que ganha. Que tal uma seleção mesclada de jogadores daqui e de lá? A verdade também é uma só: meio campista como Gerson Rivelino, Zico, Sócrares, Falcão, Dirceu Lopes, Deco (seleção portuguesa), Zinedine Zidane, Adílio, Didi, Paulo Cesar Carpegiani não existem mais. Qualquer cabeção está jogando no futebol europeu e, conseqüentemente, seleção brasileira.

Entrelinhas

*** Estamos há pouco mais de três meses da eleição e o movimento político em Nova Esperança continua estagnado.*** Vem aí o Nova Esperança Rodeo.***Você sabia que a fruta poncã (mistura de tangerina japonesa com limão brasileiro) é um produto criado pelos japoneses?***São Paulo Fashion Week deste ano vai homenagear os cem anos da imigração japonesa no Brasil.***Alguém menos avisado subiu no canteiro com um veículo pesado e detonou o piso e o serviço da construtora em frente o Posto Nippon.***Gostei do monumento que a comunidade japonesa recebeu em sua homenagem doado pelo município, erguido na praça em frente ao Paço Municipal. De muito bom gosto.***Foi boa a Primeira Feira de Saúde Nova Esperança. Mas faltou divulgação do evento.***Como é que pode um jogador do nível de Júlio Batista ficar na reserva da Seleção Brasileira.***Justiça pede que Exército saia do Morro da Providência, onde o Tenente Vinicius prendeu e entregou três jovens a uma outra facção. Estes jovens foram executados.***Muitas pessoas que participaram de jantares na cidade estão reclamando da qualidade da comida, da falta de papel higiênico e toalha de papel nos banheiros.***Torcida Argentina pedindo a permanência de Dunga na Seleção Brasileira. Motivo: a Seleção está afundando cada vez mais.***Que linda a superação da seleção feminina de basquete.***Morreu José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, aos 95 anos. Puxador de samba da Mangueira por quase 50 anos, Jamelão fez muito sucesso com a música: saudade, torrente de paixão, emoção diferente...***Ciclistas nus desfilaram na Av. Paulista em São Paulo como sinal de protesto.***Deputado Federal Odilio Balbinotti vai apoiar 52 candidatos a prefeito no Paraná.*** "Não adianta só ter o dinheiro para a saúde. Há necessidade de se ter bons projetos, melhorias salariais aos médicos e demais funcionários, assim como uma fiscalização severa na aplicação dos recursos Caso contrário, é melhor deixar como está".*** (dr. Juarez de Oliveira - Médico Pediatra)

2 comentários:

Anônimo disse...

Boo Noite Dr.

É a primeira vez que leio seu blog.. achei sensacional!!

Parabéns!!

Anônimo disse...

Dr. Juarez o senhor tem razão quando diz dos recursos da saúde, ñ adianata aumentar os recursos pois irá só aumentar os desvios e enquanto isso a saúde continua precária e Nova esperança então ao invés de progredir só faz regredir, este ano nem mesmo houve a campanha da gripe de crianças de 0 a 05 anos, o senhor como pediatra sabe a importância desta vacina para nossas crianças.