A complexa eleição americana
Já com mais de 10% de vantagem sobre o seu adversário, o republicano John McCain, o democrata Barack Obama está cada vez mais próximo da Casa Branca. Mas as eleições americanas são tão complexas e difíceis de entender que tudo fica imprevisível. Basta lembrar o que aconteceu na última eleição presidencial: o democrata Al Gore teve muito mais votos que George W. Bush e por causa do sistema de votação e também de inúmeras fraudes, perdeu a eleição. Até hoje, ninguém explicou direito o que realmente aconteceu. Hoje, por exemplo, no estado de Texas, além de Obama e McCain, há mais oito candidatos independentes a presidente, além de eleição para chefe de Condados, chefe de Justiça da Corte de Apeladores, etc. Tudo isso, sem contar que as cédulas são de papéis, sem urnas eletrônicas. Fique esperto Obama!
(1) Nayara mentiu ou os vizinhos do apartamento mentiram?
Complicou e muito a elucidação do caso do seqüestro da estudante Eloá, de 15 anos, vítima fatal de um jovem desequilibrado, na sexta-feira última, 17, num bairro pobre da periferia de Santo André, no ABC paulista. O assassino Lindemberg Fernandes Alves, 22, depois de manter a vítima por 100 horas e 38 minutos de cárcere privado, deu um tiro na cabeça de sua ex-namorada Eloá e outro na virilha. Lindemberg ainda atirou na boca da amiga Nayara, que havia sido libertada e depois voltou ao cativeiro para dar apoio moral a sua amiga. A primeira pergunta que se faz é: quem autorizou Nayara a voltar para o cárcere e conseqüentemente para as mãos do seqüestrador que já havia demonstrado que iria atirar? Uma das coisas que eu aprendi no exército, em táticas de guerra, é você procurar vencer o inimigo pelo cansaço, pelo estresse. Por exemplo: por quanto tempo foi cortada a água e a luz do seqüestrador? Foi limitada a alimentação? Só deveria permitir um telefone e para comunicação com a polícia. Nada mais. O que eu percebi é que o seqüestrador estava dando entrevistas a rádios, jornais, televisão, etc. A polícia tem que criar as mais diversas dificuldades para o inimigo e não facilidades.
(2) Nayara mentiu ou os vizinhos do apartamento mentiram?
Em depoimento ao delegado, vizinhos do apartamento onde aconteceu a tragédia informaram que a polícia só invadiu o apartamento após a explosão da porta de entrada depois de ter ouvido um disparo. Lindemberg, o criminoso, disse que só atirou nas jovens porque a polícia invadiu o apartamento. No depoimento de Nayara, a outra vítima, ela disse que não houve tiro antes da explosão policial. Perguntar não ofende: Será que os vizinhos (um dos quais cedeu o seu apartamento para as operações policiais) não estão querendo livrar a barra da polícia? Será que Nayara mentiu, orientada pelo seu advogado que vai entrar com uma ação contra o Estado de São Paulo exigindo de R$ 2 milhões a R$ 2,5 milhões de indenização para cobrir despesas gerais, abalos morais da jovem e possíveis erros da polícia na condução da operação? Somente a perícia poderá elucidar o caso. Coloque aqui a sua opinião sobre o caso.
Rx nos aeroportos europeus
A União Européia avisa que dentro de pouco tempo vai inaugurar nos aeroportos europeus, um sistema de Rx em três dimensões para detectar drogas, metais, armas, moedas, etc. A intenção é ótima, mas esbarra na privacidade das pessoas e em inúmeras delas que, às vezes, nem sabe, não poderiam tomar Rx. Deverá existir um protocolo sobre o uso do Rx para dar segurança às pessoas.
Hífen
Nas mudanças ortográficas que entrarão em vigor a partir de janeiro próximo, o uso do hífen também tem suas alterações. 1) O hífen não será mais usado em palavras compostas por prefixos que terminam em vogal e outro elemento iniciado por r ou s. Nesses casos, essas letras serão duplicadas. Exemplos: antirreligioso, contrarregra, antissocial. 2) Com os prefixos, usa-se sempre o hífen antes de palavras que começam com h. Exemplos: co-herdeiro, geo-história, pré-história, super homem. Exceção a regra: subumano que perde o h. 3) Quando a letra final do prefixo e a inicial da outra palavra forem as mesmas emprega-se o hífen. Exemplos: micro-onda, semi-interno, anti-imperialista, arqui-inimigo, etc. 4) O hífen também deve ser mantido quando a última letra do prefixo e a primeira da próxima palavra forem as mesmas consoantes. Exemplos: inter-racial, super revista, sub-bibliotecário, etc. 5) O hífen deve ser usado de qualquer jeito com além, aquém, ex, pós, pré, pró, recém, vice. Exemplos: vice-presidente, aquém-mar, ex-presidente, pró-reitor, etc. 6) Há sempre hífen depois de bem e mal seguido de vogal ou h. Exemplos: mal-estar, bem-humorado, bem estar, etc. Existem outras colocações do hífen sem muitas dificuldades de entender.
Pernas inquietas
Segundo Reimão (1999), a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é um distúrbio em que se sente as pernas extremamente desconfortáveis, enquanto se está sentado ou deitado. A pessoa geralmente tem a vontade de ficar de pé ou andando. Para Reimão, a Síndrome das Pernas Inquietas também conhecida como Síndrome de Ekbom, é uma desordem neurológica associada a sensações anormais das pernas. Cerca de 5% da população geral e 10% das pessoas acima de 65 anos tem esse problema.
Nova classe média
A nova classe média já sente os efeitos da crise. O tsunami financeiro internacional chegou a todo lugar, fazendo com que o consumidor se torne mais cauteloso. Já se sente o medo da inflação e com certeza as compras de Natal já serão mais magras. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Ibope. Os entrevistados, em sua maioria acham que a crise já chegou com força no país e o crédito e a recessão baterão logo, logo em nossas portas. Até o presidente Lula que não acreditava que a crise chegaria por aqui já está tomando as devidas providências.
Nos esportes
A crise que assola o mundo há algumas semanas já chegou ao esporte: os organizadores do GP da França de Fórmula 1 já cancelaram a corrida no país para 2009. Os grandes clubes de futebol, onde o dinheiro estava fácil, estão com dificuldades em fechar e renovar contratos milionários com craques e outros jogadores. Já o Liverpool suspendeu a construção do seu novo estádio por falta de verbas.
Pai de Eloá
A polícia de Alagoas diz que o pai de Eloá, vítima fatal do seqüestro em Santo André, no ABC paulista, é o ex-cabo da PM Everaldo Pereira dos Santos, acusado de participação na morte do delegado Ricardo Lessa, irmão do ex-governador Ronaldo Lessa e do motorista dele, ocorrido em 1991. Ele usa hoje o nome de Aldo José da Silva. Foragido, o pai de Eloá não foi ao velório nem ao enterro, ontem. Ele nega a acusação, mas disse que é um arquivo vivo. Será preso e entregue à polícia alagoana. Se não acontecesse essa desgraça com a sua filha, jamais seria identificado. É o destino!
Dengue
O Ministério da Saúde iniciou nesta semana a campanha nacional de combate à dengue – doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado, que durante vários anos vem trazendo problemas para os brasileiros. O que se tem observado é que só se faz este tipo de campanha no verão, quando deveríamos combater a dengue durante o ano todo. Clinicamente, a doença se apresenta como inúmeras outras, com sintomas como febre alta, dores pelo corpo, vômitos, diarréia, mal-estar, cefaléia, etc. Nos casos mais simples, o doente pode melhorar de 5 a 7 dias. Em contra partida, a hemorrágica é grave e pode levar à morte. Cuidados elementares, que podem ser tomados por todos, diminuem a reprodução do mosquito e, conseqüentemente, a disseminação da doença: substitua a água nos vasos das plantas por areia, mantenha os pneus sem água e em local coberto, tampe as caixas d´água, etc.
Entrelinhas
***Brilhantemente aprovada no difícil Concurso Público para Promotor de Justiça do Paraná, a jovem maringaense Ana Karina Abrão, filha de Abrão Manoel e Doracy Abrão está radiante. Depois de derrotar cerca de três mil candidatos e se classificar entre as 37 vagas existentes, Karina, como é carinhosamente chamada, tomará posse no próximo mês de novembro e fará parte do Ministério Público do Paraná. Parabéns Karina! Aprovação mais do que merecida.*** Ao que parece, o responsável pelo DER leu o blog recentemente porque as máquinas do departamento já estão na estrada Nova Esperança - Bilac (rodovia Júlio Zacarias) fazendo uma operação tapa-buracos. Melhor seria um recapeamento, mas....***A cantora Ivete Sangalo perdeu o filho que esperava do estudante de nutrição Daniel Cady. Uma pena*** Brasiguaios possuidores de fazendas de soja estão com a corda no pescoço. Sem-terras paraguaios prometeram invadir as propriedades em breve.***Obrigado Arthur Magalhães, vereador Xandi Zacarias, Silvânio Andrade, Wagner Bera (presidente do SISMUNE), enfermeira Larussa Leoni Bordin, prefeita Maly Benatti, enfermeira Izabel Vasconcelos, secretária Maria José Mocci, empresário Pedro Men, família de Bortolo, enfermeira Dayane Cordeiro de Paranavaí e tantas outras pessoas que nos apóiam neste blog.***Diversas ruas esburacadas na cidade necessitam de reparos urgente. Exemplo é a rua Ibrahin , que liga o parque industrial à av. Rocha Pombo. É lastimável a sua situação.*** O SISMUNE também tem o seu blog: www.sismune.blogspot.com ***Banco do Brasil e Caixa têm autorização para comprar bancos pequenos.*** Antigamente a greve dos bancários era forte. Hoje, muita fraca. Caixas eletrônicos acabaram com a classe.***Construção Civil poderá entrar em desaceleração.*** Marta Suplicy deveria jogar a toalha e se dar por vencida.***Para o juiz Arthur Cesar de Souza, a justiça precisa tirar a venda dos olhos e descer até a sociedade,***Será moda? Jovem em Sarandi é executado com seis tiros. Em Apucarana (PR) um jovem mata uma adolescente. Em Sorocaba (SP) um rapaz mata uma jovem. No Rio. o vereador Alberto Salles é morto por falar na campanha que estava sendo coagido pelos traficantes.*** O comandante do GATE já admite a possibilidade da polícia ter invadido o cativeiro de Eloá Pimentel sem ouvir nenhum disparo. Talvez o grupo de elite tenha ouvido um estampido de foguete Caramuru***Quem será o Campeão Brasileiro de 2008? Está difícil***
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário