domingo, 4 de outubro de 2009

Pingos e Respingos (68)

Rio 2016

Foi emocionante quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) a anunciou o Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. A cidade maravilhosa desbancou Chicago, Tóquio e Madri e se tornou a primeira sede sul-americana de uma Olimpíada. Agora, o país terá sete anos para traçar um plano efetivo de desenvolvimento esportivo, apoiando e incentivando atletas. Só assim, teremos chances reais de medalhas de ouro nos jogos. Abaixo, veja o vídeo exibido em Copenhagen, feito por Fernando Meirelles, e que emocionou o mundo:



Grande presidente

Vou fazer as palavras do jornalista Juca Kfouri, as minhas. Ele disse no jornal Folha de São Paulo desde domingo, que “nunca o Brasil teve um presidente tão lúcido e competente e fez com que o Brasil saísse de uma crise econômica mundial ileso e na sequencia divulgasse internacionalmente o país como o Lula, ao trazer para o país dois eventos de extrema importância – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016”. As palavras do presidente Lula no Comitê Olímpico foi de arrepiar: ele falou que já que o mundo está numa globalização, não se deve mais excluir os menos favorecidos. Por isso, não justifica a América do Sul ficar fora do contexto internacional dos Jogos Olímpicos e países de menor expressão receber a Copa do Mundo mais de uma vez. Tanto a Copa do Mundo quanto as Olimpíadas no país terá o aval do presidente do Brasil. Parabéns presidente!

Coisas absurdas-1

Os médicos que estão atendendo o serviço emergencial de gripe no Hospital Municipal de Nova Esperança estão preocupados com as orientações que estão sendo dadas aos alunos nas escolas de nosso município. Muitos alunos vão às escolas, às vezes com dores de garganta, outras vezes simplesmente espirrando, são retirados das salas, com certeza, por medo da gripe A. Se os alunos tivessem febre, tosse, mal estar, dores de cabeça, etc. justificaria tal atitude. Com a mudança climática e chegada da primavera (os polens das árvores são extremamente alérgicos), vai ser dificílimo encontrar um aluno que esteja em condições de saúde 100%, o que quer dizer que as escolas poderão ficar sem alunos. Muitos professores mandam os alunos estudarem pela internet ou visitarem outros alunos para copiar as matérias. Seria a medida mais correta? Estivemos conversando com professores de outros municípios da região que nos informaram que somente os casos suspeitos são retirados das salas de aulas o que em minha opinião também é o correto. Muitos pais já estão preocupados com a qualidade de ensino ministrado e ainda mais com essa celeuma toda. Valeria a pena uma reunião dos responsáveis e rever essas posições.

Coisas absurdas-2

Pacientes grávidas são pessoas de riscos não só nas gripes como em outras situações. É comum ver no setor de gripe do Hospital Municipal, grávidas esperando por até três horas para serem atendidas. Aliás, está passando da hora dos responsáveis mandarem tirar aquele biombo da sala de espera do hospital. Não tem mais qualquer serventia a não ser para muitas pessoas e estudantes também no sentido de adquirirem um atestado médico. Aliás, os médicos vão se reunir neste final de semana e a idéia é acabar com a farra dos atestados médicos. Os Postos de Saúde devem voltar a funcionar normalmente, com urgência. Fica aí a sugestão para ajudar nas soluções desses problemas.

Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Com a queda de arrecadação do FPM, muitos municípios brasileiros terão dificuldades em pagar o décimo terceiro salário aos seus funcionários, bem como o salário de dezembro e os fornecedores. O assunto é complexo, pois dificulta a realização de obras e até a manutenção daquilo que já existe. Cerca de 70% da arrecadação de nosso município vem do FPM.

Incompetência-1


A falta no Brasil de pessoas preparadas para lidar com casos internacionais como esse de Honduras, poderá levar o país a uma situação sem precedentes. Já começa errado quando se dá apoio ao ex-presidente daquele país, Manuel Zelada, um cara vagabundo, de direita, ladrão, corrupto e ainda concede asilo político dentro de nossa Embaixada. O cara está se sentindo todo o poderoso que está exortando a população do país a praticar a desobediência civil de dentro de nossa embaixada.

Incompetência-2


Ocupada por 63 pessoas militantes de Zelada, a Embaixada Brasileira em Tegucigalpa (Capital de Honduras) começa a ter problemas de superlotação. Com seis banheiros e poucos quartos, o mau cheiro é uma constante, pois faltam produtos de limpeza para a faxina. Há seis dias na Embaixada, os militantes de Zelada dormem no chão frio da sala ou do quintal, enquanto o ex presidente, sua esposa, sua filha e namorado usam as dependências particulares do Embaixador. O assunto parece que não será resolvido logo, pois Lula já afirmou que Zelaya poderá ficar na Embaixada por tempo indeterminado.

Muito dinheiro

O Banco do Brasil conclui compra do Banco Votorantin SA (BV) por R$ 4,2 bilhões. O valor referido corresponde a 50% do capital total do BV. O anúncio da parceria estratégica foi feito tão logo o negócio concretizou.

Pano pra manga


A Proposta de Emenda da Constituição (PEC) para aumento do número de vereadores no Brasil promulgada pelo Congresso no último dia 23 de setembro ainda vai dar pano pra manga, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Ayres Brito disse que os novos vereadores somente poderiam ser empossados até 30 de junho de 2008, data essa limite para aprovação da PEC. Mas no mesmo documento enviado aos Tribunais regionais, o ministro afirmou que fica a critério de cada região a interpretação da questão. Como se vê, ainda poderemos ter já novos vereadores no país.



Síndrome do Pânico

Doença que surge sem razão aparente, atinge 4% a 6% da população mundial. Acomete mais mulheres do que homens na proporção de 3 para 1 e adultos jovens entre 21 e 40 anos. A crise do pânico dura vários minutos, A doença torna os pacientes dependentes de outras pessoas para fazer as coisas mais simples como ir ao banco, por exemplo. Muitas crises ocorrem por medo de túneis, multidões ou passarelas. Os sintomas são como uma preparação do corpo para um acontecimento ruim. Entre eles estão: Tensão muscular, palpitações do coração, tontura, náusea, dificuldade para respirar, boca seca, sensação de que algo horrível vai acontecer, medo de morrer, medo de perder o controle das coisas, vertigens, sudorese, etc. Os pacientes ainda costumam ter: Vida profissional produtiva, carga excessiva de responsabilidades e afazeres, grandes exigências consigo mesmos, tendência a se preocupar excessivamente com problemas do cotidiano, perfeição de seus atos, autoexpectativas altas, tendências a ignorar as necessidades físicas do corpo, etc. Pode ocorrer várias vezes num mesmo dia, junto a sintomas de agorafobia (medo doentio de lugares ou espaços abertos). O tratamento é feito com medicamentos e psicoterapia.

Mediocridade

Na calada da noite em votação relâmpago, Câmara derrubou parte do texto da reforma eleitoral aprovado pelo Senado. O texto era aquele em que candidatos com fichas-sujas seriam inelegíveis. Com a nova redação, candidatos corruptos, ladrões, vagabundos poderão ser candidatos normalmente. Existe um Projeto de iniciativa popular que já conta com quase dois milhões de assinaturas para derrubar essa questão de aprovação de candidatos fichas-sujas. O que nos resta é na hora das eleições, você ficar atento e não votar nesses candidatos. Só assim poderemos dar um basta nesses safados.

Tsunamis

O encontro de placas tectônicas no fundo do mar (tsunamis) na Ásia juntamente com terremotos, voltou a provocar pânico na Indonésia e Ilhas Samoa Americana. Grandes estragos e destruições de carros, barcos, casas, prédios, instalações elétricas, etc. provocaram prejuízos incalculáveis.

Nova moda


Roubos nas ruas, ônibus, aglomerações, metrôs, etc., fizeram com que designers e estilistas paranaenses criassem uma nova moda para se proteger dos ladrões. São peças interessantes, com amplos bolsos internos, onde em muitos casos se usam até cadeados. A moda foi inspirada no livro “Como se proteger dos Ladrões”, escrito por um Coronel da Polícia Militar do Paraná. Vi e gostei muito da nova moda!

Entrelinhas

***Com as chuvas incessantes que caem quase todos os dias, os buracos em nossas ruas aumentam assustadoramente.***Professores jovens estão se tornando a nova força do ensino. É o caso da competente e bela mestre de matemática Andréia Araújo de Farias, do Colégio São Vicente e da Escola Sabidinho.*** É bonito ver as flores amarelas no chão que caem das árvores nesta época do ano. Quem não gosta muito são as donas de casas, pois dão um trabalho enorme para limpar.***Embraer vende 20 aviões para a Argentina.***Queda freqüente do dólar poderá num futuro próximo dar espaço no mundo as moedas euro (Europa) e Yuan (China). Afirma o presidente do Banco Mundial.***Decisão do governo federal determinando que alunos especiais sejam matriculados em escolas regulares está sendo criticado por pais e especialistas. Em Londrina há um manifesto contrário a idéia com mais de 10 mil assinaturas. ***Termina a greve dos correios e aumenta a adesão à greve dos bancários.***Ronaldo, o fenômeno, com novo problema. Uma brasileira que mora em Singapura diz que seu filho de 4 anos é fruto de uma relação amorosa com o jogador. Somente o DNA poderá dizer a verdade.*** Está servindo de gozação certos professores mandarem alunos (que estão com atestados médicos) estudarem pela internet. Será que esses professores sabem quantos brasileiros tem internet?***.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola Dr Juarez,td bem?Estou muito feliz em poder ler o q o senhor escreve e assim ficar por dentro das noticias de nossa querida Nova Esperanca,sinto muita saudade dai,mas por algum tempo,nao sei ate quando continuo morando aki em Oxford,(Inglaterra),a cidade eh linda td repleta de historia,para se ter uma ideia moro em frente ao cemiterio onde esta enterrado o famosissimo,JRR Tolkien,escritor de "Senhor dos Aneis"passo todos os dias em frente da casa onde morou a mulher q foi amante de Shakspeare,e assim por diante,mas tem coisas muito estranhas q as vezes paro e repito pra mim mesma,mas aki nao eh um pais de primeiro mundo?Eheheheh,estamos trabalhando,e vivendo bem,mas a saudade do Brasil e das pessoas q amamos eh muito grande,mas o tempo passa rapido.enfim sempre estou lendo suas noticias,adoro quando vejo algumas de Barao e Ivaitinga,o tempo q trabalhei la foi muito bom,aprendi muito com as colegas de trabalho com os moradores e principalmente com o Sr,eh o q sempre digo,ja q temos q escrever nossa historia aki nessa terra q seja bem escrita e vivida,tento escrever a minha da melhor maneira possivel,bom Dr por hoje eh so, que 2010 lhe traga so coisas boas,....ABRACOS,

Suely giroldo.