quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pingos & Respingos (75)

Novos tempos

Este blog esteve de férias merecidas por alguns dias, em consequência do seu titular e sua colaboradora estarem em recesso. Como a responsabilidade do Pingos & Respingos não pode e não deve ser transferida a terceiros, haja vista que os assuntos aqui publicados podem causar “respingos” para quem escreve, achamos melhor pararmos por tempo determinado. Mas estamos de volta e com a corda toda! E esse ano a coisa vai pegar fogo porque temos eleições. Aguardem!

Tempos de eleições

Uma das coisas que sempre acontecem – não só em Nova Esperança como no país todo – é o que deverá ocorrer por aqui neste ano. São os candidatos que aqui vem buscar votos, que fazem acertos com políticos da cidade, que fazem promessas de campanha como melhorias na educação, saúde e segurança e, passadas as eleições, nem por aqui aparecem. São os pára-quedistas da política! Vou pedir para a população da cidade que analise bem esse tipo de político e veja os exemplos de outras cidades que votam em massa em candidatos dos seus próprios municípios. O que um candidato de Londrina, por exemplo, vai fazer por Nova Esperança? O que Cida Borghetti fez por nós? E o Dr. Batista? Está aí...duas pessoas que eu não votaria. Caso não tivermos um candidato a deputado aqui na cidade, vamos pelo menos votar em alguém que conheça nossa realidade e que pense em Nova Esperança quando estiver no poder. E que nossos políticos aqui da cidade cobrem atitude dessas pessoas. Futuramente vou citar mais nomes aqui...
Diabesidade

Saiu na revista Época dessa semana, a preocupação com a crescente obesidade e alto risco de diabetes no planeta. Veja um trecho da matéria: “Foi-se o tempo em que a enorme concentração de gordos era motivo de espanto para os brasileiros que viajavam para os Estados Unidos. No Brasil de 1975, 16% da população estava acima do peso ideal. Hoje são 43%. Esse é um daqueles fenômenos cuja comprovação está ao alcance dos olhos. Passe uma manhã na Praia de Copacabana, na Avenida Paulista ou em qualquer outro cartão-postal do país e conte quantos obesos cruzam seu caminho. O efeito mais evidente da obesidade é estético, aquele que você reconhece de longe. O mais grave é o que você não vê. Ele já ganhou nome: diabesidade. Os obesos de hoje serão os diabéticos de amanhã.

Diabesidade 2

“(...)Pior que o avanço da obesidade é a epidemia global de diabesidade. O binômio usado para designar a mistura das duas doenças é hoje o maior desafio da saúde pública no mundo. Enfrentá-lo é mais difícil que encontrar uma vacina contra um vírus novo. É preciso mexer no estilo de vida e na cultura, mudar hábitos alimentares e o comportamento de populações inteiras. Nas próximas duas décadas, os novos casos de diabetes vão crescer 54% no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2030, haverá 438 milhões de diabéticos no planeta. Na América Central e do Sul, o crescimento será ainda mais acentuado (65%). Isso significa que quase 30 milhões de pessoas terão a doença em nosso continente”

Viciado em crack

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) quer punir severamente o jogador Jobson e pretende recorrer da decisão do gancho de dois anos que o atleta foi condenado ao ser pego no exame antidoping. Ele declarou ser usuário de crack. Jobson foi pego em dois exames de antidoping – o primeiro no dia 8 de novembro, na partida entre Botafogo e Coritiba; e no confronto do dia 6 de dezembro, no duelo entre Botafogo e Palmeiras. Ambos os testes deram positivo para cocaína, entretanto, o atleta afirmou na audiência ser usuário de crack. Uma vergonha.
Correndo com o Mickey

No último dia 9 de janeiro, ocorreu mais uma meia-maratona na famosa Disney World, em Orlando (EUA). Este ano, dentro dos quase 22 mil atletas participantes, tivemos a presença da equipe do 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá, representada pelos corredores Rui Ferreira dos Santos, Tainara Valenzuela e Emilia Ribeiro. A prova foi vencida pela sétima vez pelo brasileiro Adriano Bastos. Em suas respectivas categorias, os atletas ficaram assim classificados: Rui em 1º lugar; Tainara em 2º e Emília em 30º lugar. A corrida foi disputada sob uma temperatura de zero graus Celsius, às 6 horas da manhã (hora local) e com um percurso interessante, uma vez que os atletas percorreram os diversos parques do complexo da Disney. Parabéns aos atletas do 4º Batalhão pelo sucesso. A medalha que receberam é muito bonita e representa o Pato Donald, um dos símbolos do parque mais famoso do mundo.

Em queda livre

Um grupo de parlamentares apresentou um projeto na França recomendando a proibição do uso do véu islâmico por mulheres muçulmanas em lugares públicos de maneira integral. Há sete anos, a França já havia abolido o uso de mantos nas escolas públicas e agora está prestes a banir o símbolo mais hostilizado no país. A proibição está baseada na tese de que “a liberdade e consciência só pode ser exercida com respeito ao princípio da laicidade”. Ao que parece, o uso da burca está por um fio no território francês.
Acidente aéreo

Noventa pessoas morreram na manhã da última segunda-feira no Líbano após a queda de um avião, um Boeing 737-800, da companhia Ethiopian Airlines que caiu no mar mediterrâneo após ter decolado do aeroporto internacional de Beirute com a Adis-Abeba (capital da Etiópia). Eram cerca de 100 pessoas a bordo. O número exato de passageiros e tripulantes que embarcaram ainda é incerto. Segundo as primeiras investigações, o avião partiu-se ao meio antes de cair depois de enfrentar uma forte tempestade.

Fritura de Temer

O atual presidente da Câmara Federal, Michel Temer, quer (com o apoio de correligionários) ser vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff. Acontece que o presidente Lula e s companheiros do PT alegam que Temer, apesar de ser de São Paulo, não tem uma densidade de voto ou seja, não tem penetração nas diferentes camadas sociais. Outro possível candidato seria Hélio Costa, que também não acrescentaria muita coisa à candidatura de Dilma. Quem sabe Meirelles seja um nome de consenso.

Chuvas e mais chuvas


O que vem chovendo no Brasil e em várias partes do mundo mostra os estragos feitos pelo homem junto ao meio ambiente através dos tempos. Só em São Paulo, em janeiro, já choveu quase o dobro do normal para essa época do ano. O Rio de Janeiro também sofre com a situação. Realmente, as chuvas já eram e continuam ser um problema muito sério para a população.

Robinho bonzinho
O jogador Robinho, que está na reserva do seu time Manchester City e corre o risco de não ir para a Copa com a seleção brasileira em conseqüência do bom futebol que Ronaldinho Gaúcho vem jogando, está disposto a qualquer negócio. Segundo ele, nem que perca 6 milhões de reais! As propostas já começaram a aparecer: o Santos já entrou na parada; o São Paulo também está decidido a levar o craque para o Morumbi. Enfim, quer der mais, fica com o jogador até o final do ano.

Entrelinhas

***A nova secretária de Saúde, a enfermeira Isabel Vasconcelos, vem (apenar das dificuldades) solucionando inúmeros problemas nesta área em nosso município. Resta muito ainda por fazer.***A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou o fechamento de rádios e televisões na Venezuela feita elo medíocre presidente Hugo Chávez. Aliás, o seu próprio vice não agüentou as palhaçadas de Chávez e renunciou o cargo. O mesmo aconteceu com a mulher do vice, a ministra do Meio Ambiente.Ao que parece, Chávez vai ficando sozinho, apenas com o apoio do seu puxa-saco e cão de guarda, o ministro de Obras Públicos de nome Cabello.*** No dia 27 de janeiro, quem esteve de aniversário é minha filha Jessica.Na próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro, a enfermeira Larussa Bordin, vai fazer aniversário. ***França e Estados Unidos – os países que mais roubaram as riquezas do Haiti e nada fizeram pelo seu povo – estão com a consciência pesada, tentando amenizar a situação no país devastado por um terremoto. Ambos estão mandando muito dinheiro, ajudando no resgate das vítimas e ainda recebendo haitianos em seus territórios.***O Brasil vai enviar 1300 soldados para contribuir na construção do Haiti.***São Paulo comemorou no dia 25 de janeiro 456 anos sob uma chuva inacreditável.*** Segundo comentaristas políticos, o senador Álvaro Dias (PSDB) estaria boicotando a candidatura do seu irmão, Osmar Dias (PDT) a governo do Estado. Em política tudo é possível******Ao casal Marco Antonio - Rosimere Washington e seus filhos Matheus e Jhonatan residentes em Boyton Beach (MIAMI-USA) obrigado pela atenção dispensada a nossa estadia em sua bela residência. Obrigado também a dona Izolina, mãe de Rosimere.***Por causa das intensas chuvas também no Peru, turistas brasileiros estão ilhados em Matchu - Pitchu.***O deputado estadual Sthefanes Júnior é outro daqueles que teve uma boa votação por aqui e como um cometa, desapareceu. É outro que nao deve merecer qualquer votação na cidade.***Que violência fizeram com o jogador paraguaio Cabañas dando-lhe um tiro na cabeça. O jogador corre seriamente perigo de vida.***Os atletas brasileiros da ginástica estão preocupados pois não tem qualquer patrocínio. O Flamengo e a Prefeitura de Niterói que iriam apoiá-los, voltaram atrás. Este é o país que vai sediar as Olimpíadas de 2016.***Governador Requião está usando e abusando do Twitter para a sua campanha a Senador. Enquanto isso, Gleisi Hofmann do PT faz campanha boca a boca com amplas possibilidades.*** Outra vítima da lipoaspiração foi uma jornalista em Brasília. Causa provável: embolia pulmonar.***

2 comentários:

Fatima Zini Machado disse...

fiquei muito feliz com a participação da minha querida e grande amiga Emilia ter participado da meia maratona na Disney World, em Orlando (EUA).
Isso mesmo miga sempre estarei torcendo por vc,tenho muito orgulho de ti,por ser muito corajosa e tambem por ter muita determinação......VAI EMILIA,,,vc consegue...
Beijos ao casal do meu coração( Juarez e Emilia )

Anônimo disse...

Parabéns!
Ótima colocação quanto as futuras eleições. Realmente estamos cansados dos oportunistas, que aqui chegam, prometem, criam ilusões no nosso povo, usam o prestigio ou o respeito de nossos politicos locais para conseguir votos e nunca mais retornam. Com aproximidades das eleições, certamente a saúde, a segurança, a moradia própria será o destaque; pasmem que até promessa de asfalto em distritos ja existe(quantas vezes ouvimos isso). Fico envergonhado quando politicos vem a nossa cidade com amabilidade (falsa), abraça, dá tapinha nas costa, até conhece a familia do eleitor sem nunca os terem visto; após eleitos, cai a mascara e em muitos arrogância se impõe. Tenho vergonha de ver o politico se apresentar ao publico com anuncio em jornal por ter conseguido verbas para o municipio, mostarndo inclusive o cheque. Isso não é mérito, é obrigação, ele foi eleito para isso. Dr Juarez, esse vosso comentário não tem eco sómente em nossa cidade, no blog de Joaquim de Paula (Paranavaí), também se questiona, onde estão os candidatos que levaram os votos e nunca mais retornaram?, como fica aquele que pediu o voto aos eleitores, afiançando a sua integridade? Realmente em alguns eu nunca votaria e em outros (candangos da vida) há de se pensar. Finalizando, PERGUNTO: VOCÊ ACHA QUE O VOTO DEVE SER OBRIGATÓRIO?