
Prato tradicional da cozinha portuguesa, ganha destaque entre os brasileiros no cardápio durante a celebração da Páscoa, data em que muitas pessoas não comem a carne vermelha. Seja em um almoço executivo ou em banquete familiar, o bacalhau norueguês, considerado um dos melhores do mundo, está lá presente. Geralmente, feito com batatas, cebola, pimentão, ovo e azeitonas e muito azeite, o prato de bacalhau ocupa o centro de nossas mesas, não somente na Semana Santa, mas em toda a reunião familiar que se exige uma bacalhoada, quase sempre acompanhado de um vinho branco. Os pastéis e bolinhos de bacalhau também são muito consumidos no ano. O famoso bacalhau do Porto, que vem da Noruega, recebe esse nome porque é lá na cidade portuguesa que se realiza a salga e secagem do peixe, que permite a sua exportação sem estragar. Para salgar um bacalhau, ele é colocado primeiramente em salmoura, depois em tanques de salga por quatro semanas. Secado posteriormente em câmaras frias, está pronto para ser embalado e exportado. Cuidado com as imitações. Para a saúde, o bacalhau possui alto teor de proteína, ômega três e é rico em ferro, zinco e vitamina E. Não deve ser consumido frito, pois elevará o seu teor de gordura, assim como muito cuidado para quem for hipertenso, tirando o máximo de sal do peixe que exige conhecimento como realizá-lo. Que tal, já está com água na boca de vontade de comer uma bacalhoada?
Veja a receita de bacalhoada por Emília Ribeiro Arruda de Oliveira...delicioso!
RECEITA DE BACALHOADA
800 gramas de bacalhau do Porto
03 batatas grandes
03 tomates
02 cebolas médias
02 pimentões (um amarelo e um vermelho)
04 ovos
10 azeitonas pretas
Azeite a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro e, nesse período, trocar a água umas três vezes ou mais. No dia seguinte, desfie o bacalhau e fervente umas três vezes, até que o sal fique no ponto ideal. Depois escorra o bacalhau e coloque numa panela, levando-o ao fogo com azeite extra-virgem, salpicando pimenta do reino, por cinco minutos, sempre mexendo com colher de pau.
Em outra panela cozinhe as batatas em rodelas, al dente, com água e sal a gosto.
Feito isso, é hora de montar o prato.
Unte com uma quantidade razoável de azeite uma forma refratária média. Após distribua a batata em rodelas por toda a forma. Em cima das batatas coloque o bacalhau desfiado e regue com azeite. Na sequência, coloque as rodelas de cebola, as rodelas de tomate, as rodelas de pimentão amarelo e vermelho, os ovos cozidos também em rodelas, e por último distribua as azeitonas pretas. Por final, depois de montado o prato, regue novamente com azeite. Leve ao forno por 40 minutos, e no gril por mais 10 minutos.
Serve em média 08(oito) pessoas.
Bom apetite!

Nenhum comentário:
Postar um comentário