sexta-feira, 27 de abril de 2012

Que saudades do Coral Municipal de Nova Esperança


Sempre que passo em frente o  Teatro Callil  Haddad em Maringá, vem na memória um acontecimento inesquecível para  mim. A primeira atividade cultural daquele belo e pomposo  teatro maringaense, orgulho  da região, do Paraná e do Brasil, foi a sua inauguração com a presença do Coral Municipal de Nova Esperança, perante mais de mil pessoas   na  posse dos membros   da Companhia de Desenvolvimento de Maringá ( CODEM ). Governador, Prefeitos. Secretários de Estado, Deputados, Vereadores, Ministros e convidados presentes aplaudiram de pé a estupenda apresentação do nosso coral, carinhosamente chamado de  COMUNE. Quantos corais haviam em Maringá. na época, mas deram preferência ao COMUNE para a abertura cultural do teatro, pois o grupo  tinha um prestígio  invejável. Fundado em 05 de abril de 1.984 pelo ex-prefeito de saudosa memória dr, João Urbano, o Coral em quase 20 anos de existência fez mais de 200 apresentações pelo Paraná. São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de muitos sucessos em festivais de corais e TV Globo.  graças a um belo trabalho e repertório  qualificado do maestro Raimundo de Oliveira, depois seguido pelo maestro Paulo Bernardo, acompanhado da excelente pianista Tânia Barth de Luca, além do seus trinta e poucos componentes  quase sempre apresentados ao público  por Emília Ribeiro. Quem tiver um CD do COMUNE hoje, tem uma relíquia pois o  Coral não existe mais. O Coral acabou porque política e cultura não combinam, assim como álcool e direção. Um abraço a todos aqueles que cantaram e encantaram o Brasil, participando um dia do Coral Municipal de Nova Esperança, legítimo embaixador da nossa cultura, fazendo parte dessa linda história.


2 comentários:

Edith disse...

Bem lembrado Dr. Juarez, no que se refere ao Coral Municipal.È uma pena não existir mais o Coral...assim como tantas outras coisas que já existiram em nossa cidade.
Os politicos deveriam dar mais atenção e incentivar a cultura regional,e a partir dela ,divulgar o nome de Nova Esperança.

Anônimo disse...

- SENHORA EDITH :-
INFELISMENTE, OS POLITICOS VÃO NA RADIO TAMARA E FALAM QUE FEZ ISSO, QUE FEZ AQUILO,MAS, É UMA GRANDE MENTIRA.
- OS POLITICOS NÃO TEM NEM AI COM A SAUDE DE NOVA ESPERANÇA, OS BURACOS NAS RUAS CONTINUAM, AGORA IMAGINA PELA CULTURA?
- BASTA APENAS, NÓS ENTREGARMOS NA MÃO DE DEUS.
- EU FALO NESTE COMENTARIO:-
- VAMOS ACORDAR POVO DE NOVA ESPERANÇA-PR, SENÃO, VAI SER MAIS 04 ANOS DE SOFRIMENTO, RECLAMAÇÕES E NINGUEM FAZ NADA...
- ACORDAR POVO DE NOVA ESPERANÇA-PR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!