sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Chikungunya, vírus novo no Brasil



O velho conhecido dos brasileiros, o mosquito Aedes aegypti, da dengue, começa a transmitir um vírus novo no Brasil, o Chikungunya. Febre alta, acima de  39 graus, dor de cabeça,  fraqueza, manchas vermelhas pelo corpo, dores articulares terríveis, nos dedos, pulsos, tornozelos. Elas inflamam e incham. Abrir as mãos, vestir uma roupa é extremamente difícil.  Para caminhar, tem que se apoiar em cadeiras, cabo de vassoura, muletas, etc. É difícil se locomover para pedir socorro. 

É o Chikungunya  que chegou! Essa é a experiência de mais de 400 pessoas em Feira de Santana, 100 quilômetros de Salvador, Bahia,  acometidas do novo vírus. Há ainda 700 casos de suspeitos. Esse vírus foi identificado pela primeira vez na Tanzânia, e o nome chikungunya significa aquele que se dobra, uma alusão as dores articulares intensas da doença. As pessoas que tiveram a doença afirmam que dói mais que a dengue, podendo durar dias, semanas e meses com dores articulares. deixando-as muito debilitadas. Como se vê, o perigo da dengue e agora do chikungunya poderá fazer  do nosso verão uma epidemia das duas doenças. 

O vírus em nosso país avança e pode chegar a todas as regiões. Ao contrário da dengue com quatro sub tipos, a chikungunya só tem um, o que significa que quem tiver a doença estará imune. Não há tratamento específico para nenhuma das duas doenças e nem vacinas. Os cuidados com o Aedes aegypti devem ser acentuados de agora em diante.-

Nenhum comentário: