quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Que tal a mesa de frutas de um atleta?


As frutas são poderosas aliadas para todo o mundo,  principalmente para os atletas devidos a sua função antioxidante,  como as vitaminas A, C e E que ajudam a combater os radicais livres prejudiciais a sua saúde. As frutas também são propícias para a reposição de  sais minerais, hidratação, fornecendo energia principalmente por meio do carboidrato e podem ajudar  a combater lesões, câimbras e fadiga. Interessante trabalho fizeram  as nutricionistas esportivas gaúchas Joseane Oliveira e Maria Helena Weber a respeito desse assunto colocando essas frutas na mesa:

Melancia : É ótimo para hidratar pois tem 92% de água. Contém vitaminas A, B, C, rica em licopeno e glutationa, que vão  produzir a redução dos radicais livres, substancias  que danificam as células e as  deixam rígidas e envelhecidas. Na porção branca da melancia, junto a casca, há uma substancia chamada citrulina que participa na produção do óxido nítrico que provoca a vasodilatação gerando um maior aporte de nutrientes aos tecidos.

Abacate:  O seu índice calórico é alto, mas  é rico em gordura monosaturada, boa para o organismo. Contém proteínas;

Banana : É muita energética pois contém sacarose, glicose e frutose. Duas bananas são suficientes para que você ganhe energia para treinar 90 minutos. É com certeza a fruta mais famosa para o atleta pois é rica em vitamina K, E e Cálcio. É importante para a musculatura, evitando as câimbras. Rica em potássio e pobre em sódio.

Laranja: Rica em vitamina C (ácido ascórbico) e auxilia o sistema imunológico, rica em carboidrato,  melhora os estados gripais, etc. É também um importante antioxidante;

Uva: É rica em fitonutriente chamado autocianina que também é antioxidante, assim com as frutas vermelhas e escuras. É formada de 82% de água, sais minerais como ferro, sódio, potássio, zinco, magnésio. cálcio, etc.


Maçã: A maçã é importante, coma-a com casca, prevenindo as  constipações  (intestino preso) e reduzindo o colesterol ruim. 

Nenhum comentário: