sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Reminicências da Greve dos Professores



Há muitos anos não via um movimento tão oportuno e importante como a greve  justíssima dos professores do Paraná iniciada no dia 09 de fevereiro último. Tudo aconteceu porque o governador Beto Richa enviou à Assembleia Legislativa do Paraná no último dia 04 de fevereiro, um "pacotão", chamado de "pacotaço das maldades" onde o governador queria através de medidas austeras, cobrir o rombo que ele mesmo deixou no Paraná, com diversos cortes nas conquistas da classe durante longos anos de luta. Ainda no pacotaço, não havia data para pagamento do terço de férias do funcionalismo, assim  como as datas de pagamentos dos atrasados dos professores do PSS e PDE. No pacotaço constava ainda autorização para sacar todo o  dinheiro em qualquer época  dos fundo de pensão  existentes como do MP, Saúde, Professores, etc.  
A classe chiou, em massa foi até à  Assembleia,  onde os deputados ficaram acuados  e covardemente fugiram "correndo como galinhas assustadas". Tentaram se reunir no  banheiro, cozinha, refeitório, bar e a classe não deu trégua. Até o  Secretário de Segurança  Pública do Estado que acompanhava os  parlamentares,  Deputado Federal Fernando Francischini, saiu correndo com medo  dos  professores. Que vergonha Delegado!  O governador Beto Richa desapareceu e largou os deputados entregues a fúria dos professores. Quando viu que a coisa estava insustentável, tirou o pacotaço de pauta para formar comissões para estudarem as medidas. Aí vem o seu líder, deputado Romanelli, que é PMDB a serviço do PSDB ( dá pra entender uma coisa dessa?) e disse que o diálogo proposto pelo governador era o melhor caminho. 
Mas isso só aconteceu porque os professores reagiram e não aceitaras as palhaçadas de Beto Richa e nem dos deputados. Enquanto a coisa pegava fogo, a vice governadora Cida Borgheti e sua filha,  deputada Maria Vitória, mandavam notícias das paisagens nevadas da Itália, onde gastava o dinheiro do contribuinte paranaense, comprando roupas caras e hospedagem de luxo. E o deputado Márcio Nunes, da  região de Campo Mourão,Pr, ria à bessa ao ver a tropa de choque, cães, bombas, balas de borracha, contra os professores. Pior ainda é você vê o Paraná quebrado e o Secretário Franciscchini usando o horário nobre na TV  para elogiar a Polícia. 
O governador, tira esse cara do ar!  A luta dos professores continua e permanecem acampados em frente a Assembleia Legislativa.  Há indicativo de greve para o dia 23 de fevereiro, passeatas, e o povo querendo saber onde está o dinheiro do Paraná, que no dia 06 de outubro de 2014( pós eleições) ele disse que a situação financeira do Paraná era ótima e que as obras programadas seriam  executadas a partir de 2015. Dois meses após a sua fala ele anuncia que o Estado estava quebrado. Pode uma coisa dessa!  Entendendo o espírito e a importância do movimento paredista, a RPC( Rede Globo) de  Maringá, prestou na sexta feira, uma linda e emocionante reportagem sobre o assunto, tendo o fundo musical dos Titãs. 

Nenhum comentário: