sexta-feira, 20 de março de 2015

Congresso Nacional, o X da questão


O Congresso Nacional, órgão bicameral,  representado por  26 Estados e mais o Distrito Federal,  é formado  pelo Senado ( 81 Senadores ) e Câmara dos Deputados   ( 513  Deputados Federais),  tem como funções principais, criarem leis, discutirem, aprovarem ou não os Projetos de  Leis da Presidência da República, convocar Ministros para depoimentos ou esclarecimentos ou ainda representantes da administração direta ou indireta,  criar Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPI), etc, bem como fiscalizarem os   atos  da Presidência da República, Ministérios, Administração Direta e Indireta, além do próprio Legislativo. Portanto, as contabilidades, orçamentos, operações financeiras e patrimoniais, são funções fiscalizadoras do Congresso Nacional, que ainda contam com o auxílio para os  seus trabalhos do Tribunal de Contas da União  (TCU). Estamos comentando inicialmente esses fatos para mostrar a importância que tem um  Senador e um Deputado Federal para o país. Como você pode ver, muitas e muitas coisas erradas acontecem no Brasil mais por culpa do Congresso Nacional do que da Presidente. 

Por que? Os Congressistas não exercem as suas  funções constitucionais ou seja, a fiscalização. Poucos, pouquíssimos  exercem essa prerrogativa que o poder lhes confere.  Trabalham e legislam muito mais em causa própria do que para o povo que os elegeram. São os casos de aumento salariais, aumento dos auxílios dos mais diversos ( auxílio moradia, auxílio paletó, auxílio alimentação, auxílio livro), exigem da presidente  mais cargos para  os seus correligionários, etc., etc. Nenhum deles veio a público e questionou os aumentos dos combustíveis e chamou as autoridades responsáveis para explicarem esses aumentos abusivos, ou  pelo menos escalonar os referidos aumentos. 

Esse escândalo da Petrobrás é coisa antiga, mas como muito deputados federais  e senadores foram eleitos graças a Petrobrás ou financiados por grandes empreiteiras, , então ficam quietos, calados, como está acontecendo com o Presidente do Senado,   Renan Calheiros (PMDB) e o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha(PMDB) envolvidos nesse esquema fraudulento.;  Por onde andam os 35 deputados federais do Paraná e os três senadores que não defendem o povo  que os elegeram dessa luta insana? É isso aí e muito mais! Levante essas questões com os seus amigos, companheiros, grevistas. 

A discussão é ampla, mas o que não pode é ficarmos acusando a presidente Dilma pela  falta de cerveja gelada no carnaval em São Paulo. Lamentavelmente  a maioria de  nossos congressistas são da pior estirpe possível. O nosso Congresso Nacional é o X da questão!  John Kennedy, ex presidente dos Estados Unidos dizia: " Não pergunte  o que os Estados Unidos podem fazer por você, mas sim,  o que você  pode fazer pelos  Estados Unidos." Que tal parafrasearmos este contexto  para o  político e povo   brasileiro?

Nenhum comentário: