sexta-feira, 20 de março de 2015

Doença Tuberculose


Doença infecto-contagiosa provocada pelo Mycobacterium tuberculosis, o chamado Bacilo de Koch, é uma doença comum no Brasil e no mundo, acometendo principalmente os pulmões, caracterizada com tosse, febre  (geralmente a tarde), perda do apetite, emagrecimento, suor noturno, cansaço, escarro às vezes com sangue pelas lesões nos alvéolos que os os bacilos provocam. Segundo o Ministério da Saúde, 70 mil casos novos da doença aparecem anualmente, com 4,6 mil mortes. São  sensíveis à doença, fumantes, alcoólatras, consumidores de droga, portadores de doença como o HIV e usuários de medicamento imunossupressores.  

Chama atenção  para a tuberculose, as pessoas que tem tosse persistente há mais de três meses. A doença é adquirida através de espirro, tosse e escarro da pessoa doente. O seu diagnóstico é clínico, acompanhado de Rx de tórax, exame do escarro. prova tuberculínica (PPD), broncoscopia, biopse pulmonar. A tuberculose pode atacar também os ossos, rins e meníngeas, (membranas que revestem o cérebro).

Para evitar a propagação da doença, os portadores devem tossir com um lenço na boca ou no na nariz ao espirrar, não cuspir ou escarrar no chão, colocar ao sol colchões, travesseiros e cobertas, ventilar bem o ambiente de dormir, evitar aglomeração de pessoas em ambiente fechado, sem ventilação. É uma doença  que pode ser prevenida com auxílio de vacina B.C.G. até os quatro anos e o tratamento é ininterrupto por seis meses. Abandonar o tratamento antes de ser curado é muito perigoso. O paciente que for diagnosticado a doença, deve ser comunicado ao serviço de  saúde  pública por ser uma doença de notificação compulsória.




Nenhum comentário: