domingo, 5 de julho de 2015

Opinião do Blog: Brasil, um país corrupto por natureza



Outro dia, vinha vindo de Maringá e há poucos metros do pedágio, um sujeito me ultrapassou, derrubando até alguns cones para ser o primeiro da fila.  Com certeza, o cara não quis nem saber, desde que os seus interesses pessoais fossem atendidos. É uma questão de pura falta de  educação quando isso acontece, ultrapassar pelo acostamento, subornar um guarda de trânsito ou funcionário do SUS,  etc. O suborno, a trapaça, a corrupção, a mentira,  etc., está presente em todo o mundo, mas no Brasil é uma coisa comum, pois aprendemos até em nossos livros escolares que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, o que não é verdade, pois quando eles aqui chegaram, os índios já se faziam presentes. Como se vê, acostumamos com a corrupção, com a percepção de que a maioria é corrupta e a certeza de que acompanhamos a desonestidade dos políticos brasileiros. Será que somos todos  corruptos e desonestos? 

Ou será que são trouxas aqueles que não aproveitam para ficarem ricos  dos cargos que trabalham nos serviços públicos cujos os seus salários e   falcatruas são pagos por nós? A corrupção não está só no político mas também naquele que vai  a Nova York e elogia a cidade americana por não ter uma bituca de cigarro no chão, ninguém bebendo na rua e chega aqui no Brasil, quebra uma garrafa na rua ou joga lixo fora do lixo, ou xinga um guarda quando é multado por estar  estacionado erradamente.  O  padrão do brasileiro em nosso país é sujar, reclamar das coisas e subornar. Outro exemplo: O sujeito em Nova Esperança se recusa veementemente a usar o cinto de segurança. Quando vai a Maringá ele muda o hábito.    

Precisamos mudar esse perfil de comportamento, com penalidades para nem que seja pequenos delitos e quem sabe, com a operação Lava Jato, as coisas possam mudar e possamos conseguir o pais que queremos.  Que tal, um dia, chegarmos a filosofia japonesa, que  quando um cidadão se torna corrupto e é descoberto, ele passa tanta vergonha que se suicida! 

Nenhum comentário: