quinta-feira, 23 de julho de 2015

Opinião do blog: Da Revolução de 1.932 ao Impeachment em 2.015



Ao que parece, está em curso no Brasil um tentativa de  golpe de direita  (outra vez) comandada pela oposição, principalmente pelo  PSDB, DEM, PPS e mais  alguns dissidentes do PMDB como Renan Calheiros, Eduardo  Cunha e outros, além de dissidentes  dos demais partidos políticos,   tendo ainda o apoio da mídia comandada pela Rede Globo, Revista Veja, Revista Época, alguns Jornais  e uma boa parte  de nosso setor   empresarial, além de nossa  elite, é claro. Antes de mais nada vamos esclarecer o que  é direita  e o que é esquerda.  

Os termos direita e esquerda surgiram em 1.789 durante a Revolução Francesa.  Somente poderia sentar a  direita do Rei, os capitalistas, neoliberais, conservadores,  reacionários, correligionários e  monarquistas. E a esquerda do Rei sentariam os progressistas, socialistas, comunistas, sociais-liberais, ambientalistas, sociais-democratas, secularistas e os pobres.  Em 1.932, com Getúlio Vargas no poder, as elites brasileiras, comandada pelos paulistas, tentaram derrubar Getúlio, por ser um governo popular e por não estar obedecendo  a Constituição.  

Os paulistas acabaram desistindo em consequência das milhares de mortes da luta armada entre as forças federais de Getúlio e as forças paulistanas com o apoio das elites, empresários  e de Washington Luiz, ex presidente da República (1.926-1.930). Apesar de tudo, foi muito importante essa Revolução de 09 de julho de 1.932 porque obrigou Getúlio a convocar uma constituinte, originando a Constituição Federal de  1.934, com inúmeras reformas, criando sindicatos, o voto secreto, voto da mulher, salário mínimo, etc. Em 1.950, depois de 15 anos da ditadura Vargas e do mandato presidencial de Eurico Gaspar Dutra ( 1.946-1.950), houve eleições presidenciais e Getúlio foi eleito presidente. No ano de 1.953,  Getúlio criou a Petrobrás com slogan “ O Petróleo é nosso”,   contrariando  novamente as elites brasileiras, empresários e o Congresso Nacional que eram contrários ao   governo centralizador de Getúlio.  Iniciou-se  então, um processo  de denegrir a imagem de  Vargas comandado pelo jornalista Carlos Lacerda, militares, empresários e a  mídia, culminando com a morte de Getúlio no dia 24 de agosto de 1.954. 

Como se viu,   aconteceu um golpe de direita. 10 anos depois, 1.964, novamente a direita com as elites, empresários e militares, com  participação importante da Igreja Católica, novo golpe aconteceu no país, agora em cima do presidente João Goulart ( que era vice de Jânio Quadros que renunciou o mandato presidencial ),por estar abrindo o país para os pobres, sindicatos, estudantes, greves, etc.  Estamos em 2.015, novamente a direita está tentando derrubar um presidente (impeachment ou golpe é a mesma coisa), dessa vez, a presidente  Dilma Rousseff e assumir o poder na marra, depois da derrota nas eleições de 2.014, alegando corrupção, falcatrua, na candidatura de Dilma.  

As inclusões sociais em marcha no Brasil  melhorando a nossa qualidade de vida,  melhorias salariais, como das empregadas domésticas, etc.,  constituem uma   pedra nos sapatos de nossa elite, de nossos políticos reacionários e conservadores. Eu acho muito difícil um Impeachment agora porque os políticos, como um todo, são corruptos, ladrões e com um  Congresso Nacional deteriorado, apesar da força da mídia,  não tendo  qualquer moral para derrubar um governo. Que bom se todos dessem  as mãos  e lutassem  ombro a ombro para a construção de um Brasil melhor?  Qual a sua opinião?  

Nenhum comentário: