segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Rinite e Sinusite


Com o inverno anualmente se repete a preocupação com o número de casos de doenças respiratórias. São milhares de pessoas  com gripes ou resfriados, rinites, sinusites, asma, bronquite, pneumonias, etc. 

A Rinite Alérgica  é uma das doenças crônicas mais frequentes na população geral.  Há estudos que avaliam que cerca de 20% de nossas crianças e adolescentes apresentam rinite alérgica. 

Trata-se de uma doença decorrente de fatores genéticos com piora dos fatores ambientais.  Esses fatores ambientais podem ser os ácaros, epitélio de animais, bolor, irritantes como fumaça de cigarro, perfumes, ou cheiro fortes que podem desencadear crises.  Os principais sintomas são crise abruptas de espirros, coriza hialina e coceira dentro do nariz ( quando se entra em contato com os desencadeantes ). A obstrução nasal por inflamação é o que incomoda muito o paciente, principalmente na respiração do sono. Apesar de doença benigna, pode comprometer outro órgãos, como a respiração bucal e a má oclusão dos dentes. 

A sinusite  pode ser uma complicação da rinite alérgica e trata-se de um processo inflamatório dos seios da face, que são cavidades dentro do crânio que ajudam na fonação, na diminuição do peso da massa óssea e no aquecimento e umidificação do ar que respiramos. Todos esses seios comunicam com a cavidade nasal e quando se inflamam, ocorre maior produção de muco. Clínica: dor de cabeça, obstrução nasal e aumento da secreção nasal. Rinites alérgicas ou infecciosas causadas por vírus ou bactérias são as grandes causas de sinusites.


Nenhum comentário: