quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Opinião do Blog - Por que os Sírios estão fugindo de seu país?




País situado no centro do Oriente Médio, com uma população  inicial  de vinte milhões de pessoas, hoje, com quinze milhões ( capital Damasco com cerca de três milhões de pessoas), constituída de árabes sírios, curdos, circassianos, turcos e armênios  está em  guerra civil, o que quer dizer que os próprios sírios estão lutando entre si.  Nessa luta interminável  já morreram   milhares de pessoas e mais de  quatro milhões  já deixaram o país fugindo da guerra, reduzindo drasticamente a sua população. Só o Brasil já recebeu mais de 2.000 refugiados.  

As principais causas da   guerra civil são porque uma parte da população, juntamente com o exército sírio, defende a permanência do atual presidente Bashar Al-Assad, no poder há  mais de 15 anos, enquanto outro grupo oposicionista quer a saída do presidente Bashar para um melhor crescimento e melhoria das condições de vida do povo, além de  uma democracia plena. Acontece também que Bashar Al-Assad herdou o governo de seu pai que foi presidente ditador da Síria por 30 anos, o quer dizer  que a família do atual presidente está no poder há 45 anos. O início da guerra civil síria teve origem na Primavera Árabe em 2010, quando a Tunísia expulsou o seu presidente do cargo pelas mesmas razões da Síria, provocando um efeito cascata na população de todos os países árabes com ditadores a agirem da mesma maneira, como foi o caso do Egito. 

Pergunta-se: Quando teremos o fim dessa guerra civil? Pelo jeito, aqueles refugiados  e muitos mortos que vemos pela TV, morrendo durante as travessias do Mar Mediterrâneo, ou encontrado nas areias das praias,   não há prazo para terminar. Nem a  Organização das Nações Unidas (ONU) sabe! Mas, a imagem do garoto Alan Kurdi, 3 anos, nas areias da praia de Budrum ( Turquia), que morreu  juntamente com o seu irmão e mãe, na tentativa de travessia num barco a deriva entre a Turquia e a Ilha Grega de Kos, que tinha como destino final o Canadá, chocou o mundo e abriu os olhos de toda a sociedade internacional para ajudar os refugiados sírios nesse momento difícil, sem qualquer esperança de vida em seu país. 

Nenhum comentário: