quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Vacinação contra paralisia infantil: Meta não atingida



Doença típica de criança, mas podendo atingir os adultos, a paralisia infantil ou poliomielite  é uma doença grave transmitida pelo poliovírus  através de eliminação pelas fezes-oral, contaminando alimentos, água e ingerido pelo paciente que poderá provocar a doença. Há casos que pode ser adquirida pelo ar ou escarro.  Caracteriza por apresentar febre, vômitos, cansaço, rigidez de nuca, flacidez nos membros. Na forma mais grave, poderá levar o paciente   a paralisia de membros com extrema flacidez por atingir as células dos neurônios motor,  podendo ainda  ser ascendente, atingindo o nervos  intercostais, provocando  a paralisia respiratória, levando o  paciente a morte por insuficiência respiratória.  

Por ser viral, não há tratamento específico, mas a prevenção da doença através de vacinação  é  muito eficaz, protegendo o paciente que toma as doses corretamente em 100% da doença. A  descoberta da  vacina Sabin trouxe enorme benefícios para a humanidade. Desde 1.989, o Brasil não tem registrado nenhum caso de poliomielite, em virtude da vacinação em massa. Mas com  a circulação de pessoas dentro  da globalização, a doença pode retornar. Na última campanha de agosto de 2.015, o  Ministério da Saúde comunicou que apenas 7,1 milhões de crianças  de 6 meses até  5 anos incompletos  foram vacinadas, quando a meta atingida deveria ser de 14 milhões, ou seja, 55%. 

Essa afirmação do  Ministério é preocupante e não há razão para que os  senhores pais não tenham  levado os seus filhos para vacinarem nos mais de 115 mil postos instalados pelo  Brasil afora. Em nossa região, 15ª Regional de Saúde, dos 30 municípios, apenas 17 alcançaram o índice do público-alvo, com destaque para Uniflor, Munhoz de Melo e Lobato que atingiram 100%. É importante tomarmos conhecimento dessa situação e se o seu filho tem de 6 meses até  5 anos incompletos e ainda não vacinou, leve-o a Unidade de Saúde mais próxima e faça a vacinação. Não dê chance para o azar.  A vacina somente não deve ser feita para quem tem doença imunossupressiva e febre acima de 38 graus. Se você tem conhecimento de alguma criança nessa faixa etária que  não foi  vacinada contra a poliomielite, denuncie.

Nenhum comentário: