segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Opinião do Blog - É preciso saber comer para viver bem



E continua assustando os índices de crescimento de pessoas com sobrepeso e obesos no Brasil, principalmente na zona urbana. Os índices nos adultos já são assustadores chegando a 54,7% nos homens e 47,4% nas mulheres. Até em crianças os valores chegam a ser assustadores, pois na faixa de criança de 5 a 9 anos, 36,6% delas já estão com sobrepesos. Atualmente   somos o quinto país do mundo  no quesito sobrepeso, só perdendo para os Estados Unidos, China, Índia, Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil poderá se tornar o país mais obeso do mundo  dentro de 15 anos  caso a população não tome as devidas providências.

O consumo excessivo de alimentos e bebidas industrializadas e a falta de tempo juntamente com a infraestrutura para a pratica de atividades físicas, aliados a violência urbana, faz com que muitos adultos e crianças fiquem em casa à frente da televisão e ao computador e agora também com o celular.  Culturalmente a maior parte da sociedade brasileira não faz ou não consegue fazer atividades físicas, ou mesmo optar por alternativas de alimentação saudável.

Chamo a atenção para toda a sociedade que o excesso de peso é fator de alto risco para doenças crônicas como hipertensão, diabetes, diversas neoplasias e outras doenças do coração, que juntas, respondem por 72% dos óbitos no Brasil. Vale a pena lembrar ainda que  o excesso de peso traz consequências psicológicas sérias.  Pelo exposto, recomendamos  que é necessário uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras, fibras,  carnes magras e brancas, exercícios físicos pelo menos  três vezes por semana de 30 minutos a 1 hora, controle de seus dados vitais periodicamente, são fundamentais  para que você possa saber viver e bem de saúde. Nunca se esqueça que a medicina é preventiva e não curativa.

Nenhum comentário: