quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Opinião do Blog - Os 35 partidos existentes e as distorções na política brasileira



O PT de Lula, sempre quis ganhar as eleições sozinho. Nunca conseguiu. Foi necessário na época, uma aliança com o Partido Liberal (de extrema direita), do senador José de Alencar. Lula se elegeu. Dilma Rousseff para se eleger teve que se aliar ao partido de aluguel e que está sempre em cima do muro: o PMDB. Para governar, novamente outras alianças impossíveis, sempre com o troca-troca de favores, influência de empresas e adesões de políticos medíocres e corruptos. Atrás de mais tempo de TV e para se elegerem,  mais currais eleitorais e de governabilidade, os partidos se abraçam formando coligações estranhas e até mesmo incompreensíveis para os eleitores. Esse quadro piorou depois do movimento das"Diretas Já", que reuniu as mais diferentes facções políticas, classes, sindicatos, movimentos sociais, igreja progressista, intelectuais, artistas, pelo fim da ditadura. A  tão sonhada reforma da política brasileira nunca vai sair do papel porque os interesses pessoais e  pelo dinheiro são mais fortes do que pelo povo. 

Assim é o nosso fraco e ridículo  Congresso Nacional, o qual, na minha opinião, é o responsável direto pelo atual momento político brasileiro, por nunca ter fiscalizado coisa alguma, deixando de exercer a sua mais nobre missão que é a fiscalizadora. O caso do  PMDB de sempre fazer  exigências de cargos, ministérios rentáveis, etc., para dar apoio a Dilma Rousseff ou a qualquer outro presidente, mostra como age os nossos congressistas.  Com o Senador Aécio  Neves é a mesma coisa. Teve que se aliar ao mensaleiro  e  corrupto  Roberto Jefferson para ter apoio do PTB. Quem gosta de política e de história sabe que o  seu avô Tancredo Neves agia da mesma maneira. E assim por diante. A verdade é que um sistema político  honesto nós nunca iremos ter por não termos cultura para isso.  As alianças partidárias para disputar as  eleições no Brasil  são reflexos da fragilidade dos partidos ( para que 35 partidos? Há tantas ideologias assim? )  e do  nosso sistema político. São alianças sem projetos, sem programas e muito menos identidade ideológica, materializando apenas para se obter vantagens.  

O que manda mesmo é o acerto lá na frente. Por isso meus amigos, falcatruas, mensaleiros, corrupções,políticos safados, ladrões,  sempre existiram e nunca deixarão de existir, pois o sistema político brasileiro  favorece essa imundice de coisas! Caso aconteça o impeachment de Dilma ( o que eu não acredito ), as portas estarão escancaradas para que os abutres assumam  o poder, perpetuando o toma lá dá cá do ex presidente José Sarney. Ninguém está pensando em melhorar a qualidade do ensino com  melhores salários para os professores, melhores salários para os nossos bravos soldados ou votar o  plano de carreira da classe médica que está  no Congresso Nacional há quase vinte anos.!

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns meu amigo Dr. Juarez e o que peso sobre toda esta vergonha.

Unknown disse...

Parabéns meu amigo Dr. Juarez e o que peso sobre toda esta vergonha.