domingo, 20 de março de 2016

A podridão do Congresso Nacional Brasileiro

Se eu gosto muito de escrever sobre os mais variados assuntos é porque eu leio muito e acaba ficando mais  fácil de tirar conclusões como por exemplo, o Congresso Nacional. Constituído por Senadores e Deputados Federais, cuja as funções principais são a de elaborar, discutir e votar leis, tanto do executivo como do legislativo, além de exercer ação fiscalizadora sobre o governo e estatais, como a Petrobrás, por exemplo. Aí podemos perguntar: Por que a situação na Petrobrás ficou tão falida e o governo na penúria? As respostas são simples: 

1) Senadores e Deputados nunca fiscalizaram a Petrobrás, porque eles  recebiam grandes volumes de dinheiro nas diversas falcatruas para votarem também inúmeros processos das empreiteiras. Como é que eles iriam fiscalizar eles mesmos? Com isso, as empreiteiras superfaturavam, financiavam as candidaturas e tudo corria muito bem. 

2) Outra situação é que os diversos ministérios vão para os partidos da base aliada e eles gostam daqueles que circulam mais dinheiro como é o caso do Ministério do Transporte. O PMDB, partido de aluguel, por exemplo, sempre negociou  vários ministérios em troca de  grandes  volumes de dinheiro, por apoio político nas votações. 

Sarney já falava: Toma lá, dá cá. Será que um dia teremos a tão propalada reforma política no Brasil?  Isso, meus amigos, nunca vai acabar. Nem tem como! Se gritarmos pega ladrão dentro do Congresso Nacional, com certeza, não sobrará ninguém caro leitor, vindo de encontro a minha tese de que o  grande problema do Brasil não é Dilma Rousseff, mas sim, um  Congresso Nacional podre como o nosso, comprometido com a corrupção e que só  vota  diante de seus interesses e de volumosa soma em dinheiro.

Nenhum comentário: