quarta-feira, 27 de abril de 2016

A gripe H1N1 volta atacar

A perigosa  gripe H1N1  chegou mais cedo ao Brasil, pois  a gripe é tida como uma doença de inverno. Talvez as  circulações de  brasileiros aos Estados Unidos, Canadá e Europa, regiões muito frias nesta época do ano, tenham favorecido a disseminação da doença entre nós. Mas merece uma crítica  também o povo brasileiro pelo fato de que nos últimos anos,  as vacinações públicas gratuitas da gripe  H1N1 foram aquém das esperadas, sobrando vacinas que tiveram que ser  jogadas fora. A gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação de vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína,  ela se tornou conhecida entre 2009 e 2010 quando afetou praticamente toda a população mundial.

Como a gripe H1N1 se espalha? - Pelo ar, tosse e secreção respiratória, gotículas de saliva, espirros e objetos contaminados, contágio direto também pelas mãos.

Fatores de Risco - Gestantes, doenças crônicas ( diabetes, hipertensão, cardiopatas, nefropatas, etc. ), idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos,  obesos, problemas respiratórios  (bronquite, asma, enfisema respiratório, pneumonias), portadores de HIV e outras  doenças que baixam a imunidade.

Sintomas - Os sintomas são parecidos com  os da gripe comum.Febre, tosse, coriza, dores no corpo, cefaleia, dor de garganta, mal estar, dores musculares. As vezes pode acontecer diarreia e vômitos, dor abdominal.  Na H1N1 os sintomas são mais fortes, sendo  que a falta de ar e dores no peito são as principais características da doença.  

Prevenção
a) Evite manter contato muito próximo de pessoas gripadas; 
b) Lave  as mãos com sabonete e água ou mantenha-as limpas com álcool gel; 
c) Alimente-se bem, tome bastante líquido, ingira frutas, legumes e verduras; 
d) Evite locais fechados e com  aglomerados de pessoas;
e) Se necessário, use máscara facial para evitar que você pegue gripe ou mesmo que você passe a gripe para terceiros; 
f) Não compartilhe com uso de talheres, copos, travesseiros, etc.; 
g)  Mantenha os ambientes sempre arejados; 
h) Vacine-se anualmente.


Tratamento - Vai depender do estado clínico do paciente, podendo ser tratado em casa com repouso absoluto ou em hospital,  de uma maneira  sintomática como uma boa hidratação ou ainda usar antivirais como o Tamiflu. 

Nenhum comentário: