quarta-feira, 27 de abril de 2016

Novas palavras no vocabulário do dia a dia

De repente, com essa investigação  toda na vida dos políticos e nas  empresas brasileiras, surgem tantas palavras que são incorporadas em nosso dia a dia, principalmente as de origem inglesa, que ao que parece é para iludir a população. Com a finalidade  de saber  os seus significados e esclarecer os leitores desta coluna, fomos pesquisar e eis o que encontramos: Leak, Offshore, Panamá papers, Paraísos fiscais, Uber, Establishment.

Leak - Palavra inglesa que significa vazar  ou  vazamento.  Muito usada como vazamento de informações;

Offshore - Palavra inglesa cuja a tradução literal é afastado da costa. Em linguagem financeira, como é muito usada, é designada offshore, uma empresa que tem a sua contabilidade num país distante daquele onde exerce a sua atividade. Offshore também está  relacionado com a atividade ( prospecção, perfuração e exploração ) de empresas de exploração petrolífera que operam ao longo da costa. No esporte, offshore é um esporte de motonáutica onde os barcos tem altas potências e grandes velocidades. E ainda no surf, offshore  significa o vento que vem da terra para o mar.

Panamá papers - É o nome da investigação jornalística internacional que, através de  vazamento de documentos confidenciais, expos um esquema mundial de ocultação de dinheiro e patrimônio em offshore ( paraísos fiscais, por exemplo ) realizado pela empresa de advocacia Mossack Fonseca, do Panamá. Os Panama Papers vazaram cerca de onze milhões de documentos confidenciais que revelaram nomes de indivíduos e empresas que recorrem à empresa  Mossack Fonseca para lavagem de dinheiro e fugir a impostos ou sanções. Nomes com Vladimir Putin ( Presidente da Rússia), Lionel Messi ( do Barcelona), cantor Roberto Carlos, ex-ministro Edison Lobão, o ladrão e mentiroso Eduardo Cunha ( presidente da Câmara e deputado do PMDB - RJ), e muitos outros.

Paraísos fiscais - O termo offshore também tem surgido com muita frequência associado a empresas ou contas abertas em paraísos fiscais, que são por vezes, utilizados para fins ilícitos e crimes de colarinho branco. Esses estabelecimentos bancários localizados nos estrangeiro não estão debaixo das leis  do país de onde veio o investimento. As vantagens de manter grandes investimentos bancários  nesses países são a carga tributária baixa,  sigilo nos negócios, estabilidade política, etc. Panamá, Bahamas, Liechtenstein, Ilhas Kayman, Ilhas Virgens Britânicas, Uruguai, etc,. são alguns dos países conhecidos como paraísos fiscais.

Uber - Você já ouviu falar do aplicativo uber que vem causando confusão nas grandes cidades em todo o mundo? Uber, do alemão über, equivale em inglês a palavra "above" ( em cima, acima, sobre, de cima ). Mas no inglês americano falado, a palavra Uber, muito usada como gíria,  significa "superior", "extremamente", " o melhor", "o top", " o máximo", "supremo". Enfim, uber é usado para dizer algo que esta acima de tudo. Ex.  Her dad`s an uber carpemter ( O pai dela é um super carpinteiro ); You  are  a  uber teacher ( Você é uma suprema professora).  Em São Francisco, Califórnia, USA, um grupo criou a Ubercab, uma super empresa de taxi, com muitos confortos e preços semelhantes aos de taxi comum. Os outros taxistas reclamaram, a prefeitura resolveu taxar um imposto mais alto nos concorrentes. Muito inteligente, eles  tiraram a palavra cab (taxi) e passaram a usar apenas Uber ( superior ), mas fazendo o mesmo serviço de uma maneira mais clandestina. No Brasil, diversas  empresas nas grandes cidades usam o uber ( super serviço de taxi ) com o mesmo preço do taxi comum, evidentemente, realizando uma quantidade bem maior de corridas.


Establishment - Palavra que se refere a ordem ideológica, econômica e política que constitui uma  sociedade ou Estado. No sentido depreciativo, seria uma  elite social, econômica e política que exerce forte controle sobre  o conjunto da sociedade. Enfim, é uma classe dominante que exerce  forte pressão sobre os menos favorecidos.

Nenhum comentário: