quarta-feira, 27 de abril de 2016

Opinião do Blog - Pela legalidade ( por Wagner Moura )


Wagner Moura, 39, um respeitável ator de cinema, teatro e televisão do Brasil, escreveu esse artigo publicado na Folha de São Paulo, muito elogiado pela crítica. Transcrevemos na íntegra esse artigo por ser muito interessante para o momento atual. " Um impeachment sem crime de responsabilidade provado contra a presidente  é inconstitucional." (Wagner Moura)


Pela legalidade - "Ser legalista não é o mesmo que ser governista, ser governista não é o mesmo que ser corrupto.  É intelectualmente desonesto dizer  que ser governista ou os simplesmente contrários ao impeachment são a favor da corrupção. Embora me espanto o ódio cego por um governo que  tirou milhões de brasileiros da miséria e deu oportunidades nunca antes vistas para os pobres do país, não nego,  em nome dessas conquistas, a evidência de que o PT montou um projeto de poder amparado por um esquema de corrupção. Isso precisa ser investigado de uma maneira democrática e imparcial. Tenho feito inúmeras críticas públicas ao governo nos últimos cinco anos.  

O Brasil vive uma recessão que ameaça todas as conquistas recentes. A economia parou e não há mais dinheiro para bancar, entre outras coisas,  as políticas sociais que mudaram a cara do país.  Ninguém é mais responsável por esse cenário do que o próprio governo. O esfacelamento dos ideais progressistas que tradicionalmente gravitam ao redor de um partido de esquerda, é também reflexo da decadência moral do PT, assim como a popularidade crescente de políticos fascistas como Jair Bolsonaro.  É possível que a esquerda pague por isso nas urnas das próximas eleições. Caso acontecer, irei lamentar, mas é democrático.  O que está em andamento no Brasil hoje, no entanto, é uma tentativa   revanchista de antecipar 2018 e derrubar na marra, via judiciário politizado, um governo eleito por 54 milhões de votos. Um golpe clássico. O país vive um Estado policialesco movido por ódio político. Sérgio Moro é um  juiz que age como promotor. As investigações evidenciam atropelos aos direitos consagrados da privacidade e da presunção da inocência. São prisões midiáticas, condenações prévias, linchamentos públicos, interceptações telefônicas questionáveis e vazamentos de informações seletivas para uma imprensa controlada por cinco famílias que nunca toleraram a ascensão de Lula. Você que, como eu,  gostaria que a corrupção fosse investigada e os políticos corruptos fossem para a cadeia. não pode se render a esse vale-tudo  típico dos Estados totalitários. Isso é combater um erro com outro erro. Em nome da moralidade, barbaridades foram  cometidas por governos de direita e  esquerda.  

A luta contra a corrupção foi um mote usado pelos que  apoiaram  o golpe de 1964. Arrepio-me  sempre que sinto alguém dizer que precisamos limpar o Brasil. A ideia estúpida de que limpando o país de um partido político, a corrupção acabará,  remete-me a outras faxinas horrendas que aconteceram ao longo da história do mundo. Em comum, o fato de todos os higienizadores se considerarem  acima da lei por fazerem parte de uma nobre cruzada pela moralidade. Você que, por ser contra a corrupção, quer um país governado por Michel Temer  deve saber que o processo de impeachment  foi aceito  por conta das pedaladas fiscais e não pelo escândalo da Petrobrás.  Um impeachment sem crime de responsabilidade provado contra a presidente é inconstitucional. O nome de Dilma Rousseff não consta na lista, agora sigilosa,  da Odebrecht, ao contrário dos que muitos que querem o seu afastamento. 

Um pedido de impeachment aceito por um político como Eduardo Cunha, que o fez  não por dever de consciência, mas por puro revide político, é teatro do absurdo. O feito do ministro do STF Gilmar Mendes  promover em Lisboa, um seminário com as lideranças oposicionistas, como os senadores Aécio Neves e José Serra, é no mínimo estranho.  A foto do juiz Sérgio Moro com o tucano João Dória em evento empresarial é, no mínimo, inapropriada.    E se você também  achar que há  algo tendencioso no reino  das investigações, não  significa que você necessariamente seja governista, muito menos apoiador dos corruptos. Embora a TV não mostre,  há muitos fazendo as mesmas perguntas que você."-

Nenhum comentário: