sábado, 21 de maio de 2016

Coisas do Cotidiano

  • Ficou ótimo o recapeamento da Rodovia Júlio Zacharias, entre  Nova Esperança e Barão de Lucena. Resta agora  a  sua manutenção  para que não  se deteriore e fique lastimável o seu tráfego como antes;
  • Espaço - Cultura - Cinema - Música - E a música popular brasileira perde uma de suas mais belas vozes de um cantor  romântico, em extinção na atualidade.  Seu nome: Cauby Peixoto.  Com o seu vozeirão, mesmo aos 85 anos, Cauby fazia o maior sucesso  nos palcos por onde se apresentava, muitas vezes, acompanhada de outro fenômeno da música popular brasileira: Ângela Maria, a Sapoti. Cauby era o estilo do cantor clássico que não aparece mais, capaz de cantar e encantar, tanto música brasileira como música estrangeira, haja visto que fez muitos sucessos cantando em inglês, com uma pronúncia perfeita, por ter morado na década de 1950, por muitos anos, nos Estados Unidos. Dava muito glamour nas melodias.  Foram 65 anos ininterruptos, cantando, gravando, como no seu início de carreira como cantor galã das Rádios Nacional e  Tupi. As músicas de Cauby como Conceição, Canção do Rouxinol, Molambo, A Pérola e o Rubi,  Tarde Fria, Nono Mandamento, É tão Sublime o Amor, Blue Gardenia, Daqui para a Eternidade e tantas outras, serão sempre lembradas por aqueles que gostam de música de boa qualidade e  que um dia dançaram de rosto colado ao som  de Conceição. O fim de Black Sabbath - A banda heavy metal Black Sabbath, do grupo de Ozzy Osbourne, chega ao Brasil no final de novembro, para a chamada turnê The  End, com shows  em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Após essa turnê, o grupo que fez tanto sucesso durantes tantos anos no mundo inteiro, cantando para várias gerações, anuncia o seu encerramento. Black Sabbath vai deixar saudades. Essa banda praticamente influenciou as demais bandas de rock e de metaleiros pesados existentes hoje. Gosto demais dessa banda como também das músicas românticas de Cauby Peixoto. Trecho da música A Pérola e o Rubi, sucesso de Cauby Peixoto: "Se o amor é uma pérola  clara, Se tem o ardor de um rubi, Se estão nesse amor que devoto a ti, A gema rara e o rubi. Se o amor é o fulgor dos brilhantes, Fiel como um ouro de lei"...Cinema -E o filme brasileiro "Aquarius," que está concorrendo ao troféu "Palma de Ouro" no Festival de Cannes, na França, vem recebendo os maiores elogios da crítica internacional. No filme,  a atriz Sônia Braga,  no papel de Clara, uma crítica aposentada de música está em litígio com uma construtora, na praia da Boa Viagem, em Recife, por causa da demolição do prédio onde ela mora. O filme do diretor Kleber Mendonça, foi muito aplaudido  em sua apresentação para a imprensa.
  • E ainda no Festival  Internacional de Cinema em Cannes, França, Sônia Braga, o diretor Kleber Mendonça e os demais artistas do filme brasileiro Aquarius, fizeram um protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff, ao passarem pelo tapete vermelho em frente ao local das apresentações dos artistas e dos filmes no Festival. A crítica internacional e o público  presente aplaudiram o ato dos brasileiros;
  • 11.250 casas do Programa Minha Casa Minha Vida  não serão  mais construídas e o fato já está gerando revolta de muitas pessoas que tinham esse programa para terem as suas casas. O novo governo federal pretende cortar muitas coisas do programa social de Dilma;
  • Dos 23 ministros do atual presidente da República, 8 deles, inclusive o presidente interino Michel Temer, estão envolvidos com processos  na justiça. Esse é o grande questionamento que se  em fazendo a imprensa internacional que ainda não entendeu o por que do impeachment sobre Dilma Rousseff. Aliás,  nós sabemos que o que aconteceu foi simplesmente uma retaliação política e mais nada, pois quem tinha uma aceitação pública de quase 80% há  alguns meses  atrás, de repente não presta mais?
  • Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação  Nacional dos Delegados Federais está irritado com a conduta do presidente interino Michel Temer por ter colocado diversos políticos em seu governo que estão ou que poderão ser processados pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, travando  as investigações. É o caso do senador Romero Jucá ( PMDB-RR), atual Ministro do Planejamento,  com várias citações de propinas na Petrobrás.  Outro político é o ex deputado Henrique Eduardo Alves, do Ministério do Turismo que também tem a sua vida investigada pela Polícia Federal e ainda Geddel Vieira, da Secretaria de Governo, com sérios problemas na Justiça. Aliás, o presidente da OAB, Cláudio Lamacha, já havia comentado esse assunto mas que não encontrou guarida no novo governo;
  • Boa Sorte  à todos aqueles que forem fazer o exame neste domingo para admissão no serviço público municipal de Nova Esperança. Não esqueça dos documentos, lápis, caneta e borracha para a prova. Muito cuidado ao preencher o gabarito. Não deixe nenhuma questão sem fazer. 

  • Saiba também que o Paraná separou de São Paulo  (Emancipação Política ) no dia 19 de dezembro de 1853, sendo Zacarias de Góes, o primeiro governador do Paraná. Saiba ainda que Brasília foi fundada no dia 21 de abril de 1960 ( tem 56 anos ) pelo ex presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e urbanização de Lúcio Costa.  

  • Apesar de ter sido criada em 14 de novembro de 1951,   Nova Esperança só foi instalada oficialmente  no dia 14 de dezembro de 1952, separando da  Comarca de  Mandaguari, sendo  o  dr. José Silveira, o primeiro prefeito. A Primeira  Lei Orgânica do Município de Nova Esperança( uma espécie de Constituição Municipal) foi promulgada em abril de 1990, sendo José Ercílio Kreling, Prefeito Municipal, e o vereador Juarez de Oliveira, Presidente da Câmara de Vereadores. Não esqueça que mesmo depois de proclamada a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, o Brasil ainda foi colônia de Portugal ( por mais 67 anos ), até 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República do Brasil tendo seu primeiro presidente republicano Marechal Deodoro da Fonseca (velha república que findaria em 1930). A praça central de Nova Esperança leva o nome de Melo Palheta (Francisco de Melo Palheta) que é tido como responsável por  ter trazido e plantado  no Brasil as primeiras mudas de café, em 1727.  

  • O Ciclo da Borracha, entre 1879 e 1912 ( durou 33 anos ), foi a época em que e região Norte do Brasil ( principalmente Amazonas), tinha vastíssimas plantações de seringais de onde eram extraídos o latex, matéria prima da fabricação da borracha. A Guerra do Contestado, foi uma luta armada entre os sertanejos (apoiados pelos monges) contra os  representantes do governos estadual e federal por causa das doações de terras férteis ricas em madeira e erva mate aos madeireiros e imigrantes, deixando os sertanejos de lado. 

  • A luta se deu  na região de divisa  do Paraná com Santa Catarina, entre 1912 e 1916. A bandeira do Brasil tem 27 estrelas, sendo 26 representando os Estados Brasileiros e uma, o Distrito Federal. O Paraná tem 54 deputados estaduais. Nova Esperança tem 9 vereadores. E o Congresso Nacional é formado por 81 Senadores e 513 Deputados Federais. Aliás, o prédio do Congresso Nacional tem um lado com uma torre e um prato de boca para cima, representando a Câmara Federal, que recebe os projetos do governo federal, cria as leis e recebe o povo. Do outro lado, temos uma torre e um prato de boca para baixo, representando o Senado, que aprova as leis. As duas torres estão ligada por um corredor, formando a letra H de humanidade. O Hino de Nova Esperança tem letra e música do professor Basílio de Sá Ribeiro. O Hino do Paraná tem a letra de  Domingos Nascimento e música de Bento Mussurunga. Já o Hino Nacional tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada e Música de Francisco Manoel da Silva.

  • O Brasil é penta campeão mundial de futebol e COP 21 significa  a 21ª Conferência do Clima realizada em dezembro de 2015,em Paris. O Brasil foi  muito aplaudido pelas suas propostas.   A Guerra do Paraguai foi uma luta armada entre os paraguaios e a tríplice aliança formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai, com o apoio dos ingleses. Tudo porque o ditador paraguaio, Francisco Solano Lopez, queria invadir os três países para abrir uma saída para o mar ( até hoje, o Paraguai não é banhado por mar ). A guerra durou de 1864 a 1870.  Em 1869, Duque de Caxias, comandou o exército brasileiro, invadiu o Paraguai, indo até Assunção, derrotando o exército de Francisco Solano Lopez, que morreu juntamente com mais de 300 mil paraguaios na Guerra do Paraguai. Durante essa guerra, ainda tivemos a Batalha do Riachuelo, quando os nossos navios foram atacados pelos paraguaios no rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai. Comandava a frota brasileira, o Almirante Barroso que venceu a batalha, no dia 11 de junho de 1865. 

  • Donald Trump pelos Republicanos e Hilary Clinton pelos Democratas, serão os prováveis candidatos a presidente dos Estados Unidos em novembro deste ano. De origem indígena e portuguesa, Curitiba, capital do Paraná, situado no primeiro planalto, foi fundada em 29 de março de 1693, tendo hoje, 323 anos. Na língua indígena, Curitiba significa terra dos pinheirais. Você sabe o significado de Comarca e seus foros regionais? São cidades sedes que abrigam os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Nova Esperança é Foro Regional, antes Comarca. Uniflor, por exemplo não é Foro Regional pois não sedia os três poderes. E pra terminar esta colaboração, Você sabe o que foi a Lei Áurea?Antes dela o Brasil vivia o período escravagista.  Em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, abolindo a escravatura no Brasil! Do mais, Boa Sorte à todos vocês!


Nenhum comentário: