sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Movimento Separatista: "Sul é o meu país"!



Vinte anos depois, volta a tona a questão de se criar um novo país constituído pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As causas são sempre as mesmas: os Estados do Sul fornecem uma grande quantidade de lucro ao país através das arrecadações de impostos, mas em contrapartida, recebem pouco do governo federal em aplicações e benfeitorias. Esse assunto é daquele que não prospera pela falta de amparo legal e político, sendo que  o próprio governo federal não tem qualquer interesse no assunto. 

As tentativas de se criar um novo país já aconteceram várias vezes  no Brasil. Certa vez, São Paulo queria formar uma nova federação, Minas Gerais e Goiás também  já pensaram no assunto. O próprio Norte e  Nordeste   também  já pensaram na questão.  A ideia de construir Brasília no planalto centra,l foi do ex presidente mineiro Juscelino Kubitschek (JK) que achava que o Brasil estava centralizado em São Paulo e Rio de Janeiro, o que era verdade. Foi uma ideia excelente de JK que fez desenvolver uma grande região do país, mas que pela vaidade do presidente em querer construir Brasília em apenas quatro anos, levou o país a bancarrota  econômica e até hoje pagamos por isso. 

A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, foi um momento histórico importante para os gaúchos na época do Brasil Colônia, porque eles se rebelaram pelos preços  baixos que o governo central taxou  o  charque e a carne, produtos responsáveis pela economia   daquele Estado.  A Coroa Portuguesa resolveu então a importar os produtos da Argentina, Uruguai, etc., a preço mais barato, quase falindo o Rio Grande do Sul.  Comandado pelo agricultor e empresário  Bento Gonçalves ( que hoje tem o nome de cidade ), os gaúchos queriam a separação do país e criar uma nova nação. O fato não aconteceu porque  Luiz Alves de Lima e Silva (o Duque de Caxias ), a mando da Coroa, foi ao Rio Grande do Sul e sufocou a Revolução, mas que foi um movimento interessante porque,  posteriormente, o governo atendeu as reivindicações dos gaúchos. 

Na minha modesta opinião, o que falta para nós sulinos é uma melhor representativa de nossos políticos e lutarem em prol de maior verba para seus Estados. É como os políticos de outros Estados fazem que só votam em coisas do governo  em troca de  benefícios para seus Estados. Temos que   criar o corporativismo! Qual a sua opinião?

Nenhum comentário: