![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguqskPiba_yhtMCj7XKN-0XKxBNcAYq5Dj_TGAzMPpAkVayuUjXZRSuQfWj-MU9GGBnUn5ndbVZM6oNWTKL-WHIezwWsVsiYweEP_vbo0RcPulMaFdstiFIs5bjjCNKrsjMsqkNWCPlAg/s320/NovaEsperana-1.jpg)
Antigamente, chamada de Capelinha, a cidade de Nova Esperança teve a sua comarca instalada em 14 de dezembro de 1952, com o desmembramento da comarca de Mandaguari. Berço da civilização do Noroeste Paranaense, até 1975 foi um dos maiores produtores de café do Brasil, onde o Paraná contribuía com 48% da produção nacional. Na madrugada de 17 de julho de 1975, aconteceu a grande “geada negra“ em todo o Paraná, sendo os cafezais e a vegetação queimada pelo frio intenso e vento gelado. Nevou em Curitiba. Um verdadeiro cataclisma assolou todo o Estado e a nossa região. Trabalhadores rurais ficaram sem emprego, muitos foram embora, reduzindo drasticamente nossa população, que era de 35mil habitantes, ricos cafeicultores quebraram, empresas fecharam e instalou-se o caos econômico para Nova Esperança e todo o Paraná.
Com a chegada da diversificação da agricultura e a industrialização, fizeram com que o Paraná e, conseqüentemente Nova Esperança, trilhassem novos caminhos. Granjas de ovos, criação de frangos de corte, sericicultura (criação dos casulos a partir do bicho da seda, onde somos grandes produtores nacionais) , citricultura, grandes canaviais, mandiocas, soja, pastos para vacas leiteira e gados de corte, além de centenas de indústrias leves, médias, pesadas e com um comércio forte, foram os grandes responsáveis pela recuperação da economia que gira no município, dando vários empregos, fortalecendo a nossa comunidade. A cidade conta com uma respeitada Instituição de Ensino Superior: FANP que cresce e progride com o município.
Parabéns povo de Nova Esperança pelo aniversário da cidade; parabéns aos 26.613 pessoas que aqui residem, sendo 13. 500 homens e 13.113 mulheres, conforme censo de 2010. Participando deste momento histórico de nosso município, o blog http://www.pingoserespingos,blogspot.com/ cumprimenta este povo ordeiro e trabalhador, assim como as autoridades.
Aqui, a letra do Hino de Nova Esperança, de autoria e música do professor Basílio de Sá Ribeiro:
Nova Esperança! Nova Esperança!
O teu seio é varonil
Criando gerações
Para a grandeza do Brasil
Capelinha dos tempos passados
Guardando essa terra de bonança
Surgiu milagrosamente
A cidade de Nova Esperança
Assim é Nova Esperança
Rincão do Norte hospitaleiro
Debaixo do Cruzeiro do Sul
Do Brasil, do Brasil bem brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário