domingo, 28 de dezembro de 2008

Pingos e Respingos (43)

QUE 2009 SEJA UM ANO DE MUITAS REALIZAÇÕES PARA TODOS OS LEITORES DESSE BLOG! QUE POSSAMOS TER SAÚDE E PAZ PARA ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS SEMPRE!


História

Intelectual, escritor, professor e governador empenhado em unificar o Paraná, Bento Munhoz da Rocha Netto, natural de Paranaguá, (1905 -1973) foi escolhido por um júri de cem pessoas selecionadas pelo jornal Gazeta do Povo como a figura mais importante para o estado em todos os tempos. Competência, inteligência, ética e grande vocação para a retórica e magistério foram os valores que elegeram Bento o maior paranaense da história. O segundo mais votado foi o ex-governador Ney Braga. O legado de Bento é extenso: inclui a construção do Centro Cívico, Biblioteca Pública, Teatro Guaíra, Plano Estadual Rodoviário, federalização da Universidade do Paraná, Copel, etc. Em Nova Esperança e Maringá, nas ruas que levam o seu nome estão localizadas as respectivas Copel.

Radicalismo


Uma pequena cidade do sul da Alemanha decidiu banir o Papai Noel de sua região. A Câmara Municipal de Fluorn-Winzeln, lugarejo com pouco mais de três mil habitantes, às margens da Floresta Negra, declarou a região como uma Zona Livre de Papai Noel. De acordo com o prefeito local, Bernardo Tjaden, o objetivo é preservar as tradições locais que, segundo ele, são esquecidas nesta época do ano, e substituídas pelo consumismo. “O Papai Noel é artificial e nada como São Nicolau, que ajuda as pessoas carentes”, disse.

Multiplicação de Vereadores-1

Se você ainda não sabe, muitos vereadores são cabos eleitorais de senadores e deputados. Como logo, logo teremos eleições, está explicado porque a toque de caixa os senadores votaram o aumento de 7.343 vereadores em todo o país. Foram oito sessões extraordinárias, todas na mesma madrugada. A aprovação que fez a alegria de milhares de suplentes parou na Câmara que não promulgou a lei com as mudanças no projeto.

Multiplicação de Vereadores-2

Para Mirian Leitão, jornalista de O Globo, TV Globo e Rádio CBN, o que mais impressionou no episódio é o completo descolamento da realidade por parte dos Senadores: "Não se viu um único parlamentar propondo a criação de uma comissão para acompanhar a evolução da crise econômica, assessorar o Executivo, entender que o aumento de vereadores neste momento afeta diretamente a economia do país. A classe política brasileira continua gostando de fazer piquenique à beira do abismo", afirmou a jornalista. Perguntar não ofende: Onde estava o melhor Senador do País (?), Álvaro Dias, que não fez qualquer contestação sobre o assunto? É preciso que uma jornalista de economia levante a questão! Que barbaridade!














Elas estão em alta: aposte no conforto e praticidade das rasteirinhas!!!

Na moda

As rasteirinhas estão aí para ficar. Não importa o estilo, cor ou estampa, essas sandálias tomam conta dos pés das mulheres no verão 2008/2009. Na balada, no trabalho ou no clube, é só olhar para os pés das mulheres, das mais variadas idades, para comprovar a moda das rasteirinhas. A praticidade e o conforto cativaram de tal forma o mulherio que agora ninguém as troca por nada. Com vestido longo, bermuda, short, saia, calça, biquíni, enfim, as rasteirinhas vão bem em qualquer look.

A boa idéia que se apaga

A lâmpada incandescente criada por Thomas Edson, símbolo da modernidade durante mais de 130 anos, está desaparecendo. Aos poucos elas estão sendo substituídas por lâmpadas fluorescente, mais econômicas, de vidro congelado. Em Nova Esperança já há inúmeras residências e casas comerciais com tais lâmpadas chamadas casquinha de sorvete em espiral.

Vou levar pra minha mãe!

Que país é este em que se rouba flagelado? Esta indignação se refere às imagens mais chocantes de Santa Catarina, quando se viu homens do Exército e voluntários civis furtando donativos enviados às vítimas das enchentes de Santa Catarina. As cenas foram mostradas pela equipe da RBS TV num galpão de Blumenau. Nas cenas, militares abrem caixas, separam produtos, experimentam roupas e as colocam em mochilas. Há outras cenas em que mulheres levam produtos em carrinhos de supermercados e algumas até revendem em suas lojas. É estarrecedor!

Expressão popular

Autores paranaenses publicam pesquisa sobre a origem de algumas das expressões populares mais usadas no Brasil. Vejamos:
LAVAR A ÉGUA - Pode estar ligada ao fato de os vencedores das competições nos hipódromos lavarem os seus animais com champanhe após as vitórias.
SEM PAPAS NA LÍNGUA - Vem da expressão espanhola
"no tener pepitas en la lengua". Pepita é uma espécie de tumor na língua das galinhas, que as impede de cacarejar.
ELEFANTE BRANCO - O elefante é animal sagrado em países como a Birmânia e Tailândia. Dizem que um determinado rei costumava a dar um elefante branco aos seus desafetos. Eles ficavam encarregados de cuidarem do animal, o que era muito caro. Nos próximos blogs, traremos outros termos interessantes.

O autor Manoel Carlos assina a minissérie que conta a vida e obra da cantora Maísa

Maysa: amor e emoções à flor da pele

Olhos de gata. Assim ficou conhecida a cantora e compositora Maysa Monjardim Matarazzo, nascida em São Paulo (1936) e falecida aos 40 anos, em Niterói, vítima de um acidente automobilístico. A partir de 5 de janeiro, a minissérie “Maysa, Quando Fala o Coração”, da Globo, mostrará um pouco da história dessa grande mulher que marcou época. Dirigida por Jayme Monjardim, filho da cantora, a trama abordará conflitos, amores, rebeldias e sucessos musicais de Maysa. Vale a pena assistir e saber como era a indomável Maysa, que não gostava de ser controlada por ninguém.

Na onda dos excessos

O cruzeiro de quatro dias pelo litoral fluminense e paulista, na companhia de 1.800 estudantes universitários, seria o início das comemorações de fim de ano da jovem Isabella Baracat, 20 anos. Os planos foram interrompidos quando a universitária ingeriu durante a noite, numa festa no navio, vodcas, cervejas, uísques, champanhes e outras bebidas, vindo a ter uma parada cardiorespiratória e morreu. O laudo sobre as causas do óbito da estudante sairá nos próximos dias.

Hantavirose

Quem está visitando a nossa cidade é a enfermeira Geisa Aline Siqueira, de tradicional família novaesperancense, residente em Colider (MT). Num papo legal com a Geisa, ela me contou que uma das doenças que mais atinge sua região é a Hantavirose, sendo tema de monografia de mestrado de seus colegas. Mas o que é a Hantavirose? Para quem não sabe, é uma doença transmitida por um vírus chamado de hantavírus, cujo reservatórios naturais desses agentes são roedores e pequenos mamíferos, persistentemente infectados. Sua transmissão ao homem ocorre pelos excretas desses animais. Os reservatórios do vírus são os roedores do campo que invadem os paióis (locais onde são armazenados alimentos como milho, arroz, feijão, soja, etc.). Portanto, o grupo de risco são lavradores, soldados de acampamento ou aqueles que gostam de acampar. A doença pode dar um quadro assintomático ou se agravar (como a dengue hemorrágica) de maneira rápida através de insuficiência renal. Pode ocorrer também febre, vômitos, diarréia, cefaléia e sintomas pulmonares.

Agradecimentos

Agradeço e retribuo votos de boas festas: prefeita Maly Benatti e família, psicóloga Carla Thiele Fernandes, Valdir Francisco, sua mulher Maria de Francisco e os filhos Gustavo e Ludmila (todos de Curitiba), Unimed Maringá, Farmácia Nova Esperança (Daniele Gibertoni), Cacau Show, o Boticário, Unicred, funcionários dos Postos de Saúde do Barão de Lucena e Ivaitinga, funcionários da Santa Casa de Nova Esperança e do Hospital Municipal, a estudante universitária Sandra Chaves, universitária Rosimeri Rosa, secretária Carla do NIS, enfermeira Larussa Leoni Bordim, enfermeira Dayane Cordeiro, direção e funcionários do Hospital Municipal de Maringá, Pronto Atendimento da Unimed Maringá, funcionários do Pronto Socorro Sarandi, meus familiares Juci, Maria, Jaime e José (Curitiba), Silvânio Andrade, ACS Carlos do Jardim Santo Antônio, funcionárias Helena, Andréia e Daiane do Centro Clínico Paraná, casal Xandi/Eloísa Zacarias, Banco Itaú, Unibanco, Dr. Mohamad Abdalla, Alex Fernandes (Jornal Noroeste), família de Rosângela Alda (Ivaitinga), estilista e costureira Ercília Silva, Câmara Municipal de Nova Esperança, Dra. Aline Gandin, Auto Posto Nippon, a estudante e modelo Gabriele Siqueira, professora Suzete Gandin (Guaíra), Nídia de Bortolo e família, Welington Lopes, Walter Regiane e família, enfermeira Patrícia Marroni, entre muitos outros.

Entrelinhas

***Segure o dinheiro, pois a crise em 2009 vem com tudo. ***Durante o ano de 2008, o Paraná criou 54 mil novas empresas.*** A cantora e atriz Earthe Kitt, dona de uma das melhores vozes do cancioneiro americano morreu aos 81 anos.***Povo curitibano quer a candidatura de Beto Richa a governo do Estado. Como é que fica o Osmar Dias que também quer ser candidato ao governo nesta parada, já que ele apoiou Beto Richa?***Cuidado porque o número de cachaceiros aumenta e muito nesta época. ***Vítimas do barco Bateau Mouche que naufragou no Reveillon, há 20 anos, no Rio, até agora não foram indenizadas.***Em 2008 a popularidade de Lula atingiu níveis estratosféricos e o presidente nadou de braçada.***Absurdo: o Brasil é o único país do mundo onde as ONGS são sustentadas pelo governo (Delfim Neto).***A administração do Hospital Municipal de Nova Esperança e a Secretaria Municipal da Fazenda precisam chegar a um acordo urgente pois caso contrário o Hospital corre o risco de ficar sem plantonista.*** Agradeço a Câmara Municipal de Nova Esperança pelo convite da posse da prefeita Maly Benatti e os novos vereadores, que acontece no dia primeiro de janeiro.*** Está aumentando assustadoramente o número de acidentes de moto na cidade com vitimas. De quem é a responsabilidade?***Desejo a todos muita saúde, paz e prosperidade no ano que se inicia. Feliz 2009!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Dr Juarez
Achei oportuno seu comentário sobre acidente de transito envolvendo motocicleta. Se solicitarmos uma estatistica ao Detran ou a Policia Militar de Nova Esperança sobre a faixa etária dos condutores, tempo de habilitação e causa provavel do fato, certamente teremos um resultado que nos mostrará que alguns condutores são menores de idade, habilitados a menos de um ano, etc. Mas o que mais preocupa é a falta de responsabilidade no trânsito por parte de alguns motociclista, que não respeitam a forma de circulação, ultrapassam pela direita, não respeitam semáforos, cruzam entre os veículos, etc. A conscientização foi devidamente lembrada ao condutor quando da obtenção de sua CNH, contudo, com a popularização das BIZZ, muitos menores passaram a utilizá-las e sem a prevenção do principio da direção defensiva, trafegam aos pares ou em grupos, em alta velocidade para o local ou melhor, para a velocidade estipulada para a via pública. Exemplo disso são os entregadores de cerveja, remédios, peças, etc, que sem conhecimento de seus empregadores,conduzem o veículo (motocicleta) com total desrespeito da legislação de trânsito, colocando a sua vida e a de outros em perigo. Poderiamos dizer que sabemos que alguns acidentes com motocicleta, não foram causados pelo condutor destes, porém, em sua maioria deram causa. Finalizando, o alerta para a responsabilidade somente ocorre quando uma tragédia atinge a familia e infelizmente muitos condutores de motocicleta acreditam que jamais poderá ocorrer um acidente que o envolva; diz o ditado: "NO TRANSITO, O IMPRUDENTE E O NEGLIGENTE ESCOLHE ENTRE TRÊS COISAS: MORTE, INVALIDEZ OU CADEIA."

Anônimo disse...

parabens
mais um ano se finda e a cada semana eu fico esperando as noticias do seu blog Dr, o sucesso do seu blog eh a imparcialidade, e achu q se faz necessario na nossa cidade, espero q no ano de 2009 nosso jornal escrito tbem possa estar assim como seu blog, que possamos esperar anciosos pela sexta feira para ler as materias nele ali exposto
parabens
sucesso
e feliz 2009 a TODOS DA FAMILIA EM ESPECIAL AO SR E A DR EMILIA

Anônimo disse...

Mestre,
Como sempre o Senador Álvaro Dias está mais preocupado com sua plástica, seu cabelo, sua estética....para o Estado e País, ele nunca esteve preocupado...para mim não é surpresa nada do que ele faz...nem seu implante de cabelo....Sinceramente...
Tenho Dito.
Silvanio