quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Pingos e Respingos (44)

Posse 1

Após ser reeleita com uma votação expressiva, Maria Ângela Silveira Benatti, de 53 anos, tomou posse como prefeita de Nova Esperança para seu segundo mandato (décima quarta legislatura). É interessante informar que Maly é a primeira mulher prefeita de nosso município assim como a primeira a vencer uma reeleição. Em sua posse, ocorrida no dia 1º de janeiro, diante de mais de 800 pessoas e diversas autoridades, Maly falou das obras realizadas, da importância para a melhoria da qualidade de vida de nosso povo e ainda sobre os compromissos de campanha assumidos para esta nova legislatura.

Posse 2

Nesta mesma data, foi empossado o vice-prefeito Junior Moser e ainda foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Yamamoto, que deu posse a prefeita Maly, após brilhante manobra política, derrotando os vereadores favoritos Cláudio de Brito e Décimo Caetano. A vereadora Vera Boregas ficou como vice e os vereadores Márcio Alberton Jr. e Dorival Boregio, respectivamente, na primeira e segunda secretaria. A nova composição da mesa diretora da Câmara já mostra um tendência da formação de um grupo de oposição naquela casa, liderado por Fábio Yamamoto. Fazem parte ainda da Câmara Municipal, os vereadores Marlon Alexandre Zacharias, Maria das Graças Bordin e Luiz Longhin. Ao que parece, Fábio já está com pensamentos voltados para uma possível candidatura a prefeito. (foto de Rafael Guimarães/Jornal Noroeste)

Comentário

“Achei oportuno o comentário sobre acidente de trânsito envolvendo motos. Se solicitássemos uma estatística ao Detran ou a Polícia Militar de Nova Esperança sobre a faixa etária dos condutores , tempo de habilitação e causa provável do fato, certamente nos mostraria que inúmeros condutores são menores de idade, habilitados com pouco tempo, etc. Mas o que mais nos preocupa é a falta de responsabilidade no trânsito destes motociclistas, que não respeitam as leis do trânsito, fazendo ultrapassagem pela direita, cruzando na frente dos veículos, etc. Um grande exemplo são as irresponsabilidades de muitos entregadores de remédios, pizzas, cervejas, que sem conhecimentos de seus empregadores colocam as suas vidas em risco e a de outros também“. Que tal se tivéssemos uma polícia mais eficiente?

Maysa e Maísa

São duas personagens com o mesmo nome, porém com grafias diferentes. Está em cartaz na TV Globo a minissérie " Maysa: quando fala o coração", que retrata a vida e obra da cantora de muitas qualidades mas de vida conturbada pelo alcoolismo e pela sua irreverência. Maysa que casou (sem comunhão de bens) ainda adolescente (17 anos) com André Matatarazzo, de 33 anos, filho de uma das famílias mais ricas de São Paulo e do Brasil na época, teve um filho, Jayme Monjardim Matarazzo, que dirige este brilhante trabalho. Maysa morreu de acidente de trânsito, há 30 anos, na ponte Rio-Niteroi e deixou canções famosas como " Ouça", " Meu mundo caiu", etc. Interpretada pela gaúcha Larissa Maciel, 30 anos, com muita autenticidade, o público poderá saber ou mesmo lembrar, quem foi Maysa Monjardim Matarazzo. A outra Maisa em questão é o fenômeno de 6 anos, do SBT, que surgiu na Band, no programa do Raul Gil como atração de calouros. Com muito destaque e competência, a garotinha apresenta um quadro infantil. Com suas brincadeiras e falando com outras crianças por telefone, muito espontânea e de comunicação fácil, a menina virou manchete de revistas e jornais do país.

Conflitos já mataram centenas de pessoas na faixa de Gaza
Faixa de Gaza

Um pequeno território de 362 quilômetros quadrados, na divisa com Israel, onde se espreme mais 1,5 milhão de palestinos, foi transformado numa espécie de segundo Estado palestino pelo o grupo Hamas - organização nacionalista permeada pela ideologia dos radicais muçulmanos (que prega a destruição do estado judeu). Os dirigentes de cada um dos pedaços de terra (o primeiro fica num território conhecido como Cisjordânia e é governada pelo Fatah) se odeiam. Desde que o Hamas tomou o poder em Gaza, Israel bloqueia o território, privando a população civil de quase tudo. Houve uma trégua nos últimos meses, mas o grupo voltou a disparar foguetes contra cidadezinhas israelenses fronteiriças. Como o poder de fogo de Israel é muito maior do que o Hamas, o bombardeio de Israel já matou mais de 500 palestinos, entre os quais, muitos civis que não tem nada a ver com a história. A força de Israel é totalmente desproporcional ao Hamas, que não abre mão da condição de lutar em defesa dos palestinos. Pergunta: Será que os palestinos são mesmos a favor do Hamas? O assunto é complexo e não há previsão de paz! (Foto do Estadão)

Cidade das meninas

Em Jardim Olinda (Paraná), cidade com 1.600 habitantes e que fica há poucos quilômetros de Nova Esperança, nasce mais menina do que meninos. Há mais garotas do que garotos jogando futebol nas ruas, praticando karatê, nos bailes, enfim, em todos os lugares. É mais comum ver grupos de meninas em frente às casas. Nos últimos sete anos, 61% dos nascimentos foram meninas. A explicação genética é dada pelo fato de se usar muito agrotóxico na região, fazendo com que muitas destas substâncias fossem confundidas pelo organismo como hormônios, desequilibrando o sistema endócrino e favorecendo a fecundação por espermatozóides com carga genética feminina. Os inseticidas DDT e BHC, à base de cloro e muito usados na região, têm maior potencial de influir no sistema endócrino. Para as mulheres de Jardim Olinda a expressão "está faltando homens" é uma dura realidade.

Nova era

Desiludido com os rumos da "terra das oportunidades", o escritor americano Henry David Thoreau (1817-1862) trocou a vida da cidade por uma experiência de dois anos na Floresta de Walden, nos estado de Massachusetts. Em plena expansão da economia capitalista, ele buscava a simplicidade de viver em harmonia com a natureza. Nascia em Thoreau, uma das primeiras vozes modernas a pregar a frugalidade. "Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir ", afirmava Thoreau. Depois de 150 anos, as palavras de Thoreau invadem o mundo, inclusive o Brasil. A crise econômica está obrigando o sujeito a não ter mais o esbanjamento, impõe consumir com parcimônia e priorizar gastos. Foi-se o tempo da extravagância! A bolha estourou!

Parabenizando

O Secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, um dos secretários de saúde mais conceituados do Paraná, leu o Jornal Noroeste de Nova Esperança e tomou conhecimento do trabalho que está sendo desenvolvido pelo Programa Saúde da Família dos Distritos de Barão de Lucena e Ivaitinga em Nova Esperança. Através do Ofício nº 3111/2008, datado de 22 de dezembro de 2008, Nardi diz que a população dos distritos atendidos é privilegiada pelo empenho, dedicação, seriedade e competência do excelente trabalho desenvolvido pela equipe e parabeniza todos aqueles que fazem parte deste trabalho. A enfermeira chefe Dayane Cordeiro e o médico escritor deste blog agradecem em nome de todos os colegas do PSF do Barão e Ivaitinga e dos funcionários que compõem aquelas unidades básicas de saúde.

Grazi abrirá desfile no Fashion Rio; na foto acima, ela aparece em uma campanha para a marca Zoomp

Temporada de moda

Começa no dia 11 a temporada brasileira de moda: a 14ª edição do Fashion Rio vai até o dia 16 de janeiro e terá desfiles de marcas e estilistas brasileiros como Redley, TNG, Marca Mac, entre outras. Inclusive, o comentário geral é de que Grazi Massafera deve abrir e fechar o desfile de Walter Rodrigues, desbancando tops internacionais. Já o SPFW será realizado de 18 a 21 de janeiro, trazendo nomes como Alexandre Herchcovitch, Samuel Cirnansck, Lino Villaventura, André Lima e muitos outros.

Conjuntivite e Miocardite

A população do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul está sofrendo de um surto de conjuntivite viral que se apresenta com um vermelhidão dos olhos, ardência, coceira, dor, lacrimejamento, acúmulo de secreção e fotofobia (intolerância ou sensibilidade anormal à luz ). Por ser uma doença altamente contagiosa, é importante não compartilhar toalhas, travesseiros ou banhos de piscina. Para maiores esclarecimentos e tratamentos, procure o seu médico. Evite a automedicação! Quanto à miocardite, doença que matará a personagem Dedina na novela “A Favorita”, é um processo inflamatório do miocárdio, músculo cardíaco, podendo ser de origem viral, bacteriana, genética ou outra repercussão hemodinâmica, levando o paciente a aumentar em muito sua área cardíaca e consequentemente a insuficiência cardíaca e, posteriormente, a morte. É uma doença grave!

Absurdo no Fórum

Há cerca de um mês, no banheiro do Fórum de Maringá, dois homens foram encontrados fazendo relações sexuais através de um buraco na divisória do próprio banheiro. Pois é, novamente o mesmo fato se deu, no mesmo banheiro do Fórum, sendo os dois homens presos por um segurança. Ao que parece, os banheiros do local estão se transformando em hotel de alta rotatividade pelos homossexuais. Uma melhor segurança e divulgação dos nomes dos envolvidos poderiam solucionar este problema!

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

A princípio, parece um costume sem conseqüências: mania de limpeza, de lavar as mãos, de evitar determinadas cores ou palavras, de conferir se a porta está realmente fechada ou se o gás foi desligado. Checar uma, duas, três ou mais vezes, até sentir um alívio mental. Mas o problema pode ser mais grave. A mania pode ser uma doença chamada Transtorno Obsessivo Compulsivo ou TOC. Ela é diagnosticada quando a pessoa tem pensamentos repetitivos, que sente não controlar, e que só passam quando realizam algum ritual. O mais comum deles é o da limpeza. Em seguida, o de lavar repetidas vezes (desnecessariamente) as mãos. O limite entre a simples mania e o TOC é quando, por exemplo, a higiene é feita a toda hora, em cima daquilo que já está limpo. É uma doença sem nenhum parentesco com a esquizofrenia. O controle da doença é feita com medicação e terapia por um psicoterapeuta. Cerca de 70% dos doentes melhoram com o tratamento. Famosos como o cantor Roberto Carlos e a atriz Luciana Vendramini, sofrem desta doença e contam que já melhoraram muito com o tratamento.

Juliana Paes será Maya, protagonista da novela "Caminho das Índias"

Índia

Com uma população de mais de um bilhão de pessoas, a Índia é e terra do hinduísmo e do budismo, religiões que têm enorme importância no cotidiano do país e seus seguidores nem sempre vivem em harmonia. Violentos conflitos entre a maioria hinduísta e as minorias muçulmanas e silkh levaram ao assassinato de Mahatma Gandhi, o principal líder da independência da Índia que estava sob o domínio inglês e da ex-primeira ministra Indira Gandhi. Localizada no centro-sul da Ásia, tendo Nova Delhi como capital do país, com uma fecundação de 3,13 filhos por mulher, mortalidade infantil e analfabetismo entre os mais altos do mundo, será alguma coisa da Índia que deveremos ver na novela “Caminho das Índias”, próxima atração da Globo.

Nova ortografia

De acordo com as novas normas ditadas pelo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa que entrou em vigor no dia 1º de janeiro do corrente ano, já provocou inúmeros debates acalorados entre acadêmicos e escritores. Os cidadão comuns estão perdidos perante tais mudanças. A nova ortografia passa a valer a partir de agora, embora as duas versões possam, pela lei, a conviver até 31 de dezembro de 2012. Se em 2013 você escrever assembléia, com acento, estará cometendo um erro ortográfico. Só lembrando que a partir de agora, linguiça, pinguim, sequestro, anhanguera não tem mais trema; Os ditongos ai e oi como Coreia, ideia, heroico, paranoia não se acentuam mais; Os hiato oo e ee também não se acentuam como voo, abençoo, leem, veem; No caso dos hifens, quando as palavras compostas, quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com a mesma vogal, teremos hifen. Ex.: anti-inflamatório, micro-ondas, micro-ônibus, arqui-inimigo, tele-educação. Quando o prefixo termina em volgal e o elemento seguinte começa com uma vogal diferente, não hpa hifen.
Ex.: infraéreo, infraestrutura, autoajuda. Ainda temos nas palavras compostas, quando o prefixo terminar em vogal e a palavra seguinte iniciar com r ou s, ela fica dobrada. Ex.: ultrassonografia, contrarregra, antissemita, semisselvagem. As outras mudanças a gente vai comentando futuramente.

Entrelinhas

***O Procon/PR abriu um processo administrativo contra a TIM. Motivo? A empresa cortou telefones de vários órgãos vinculados à Casa Civil do Paraná, inclusive o celular usado pelo governador.***O resultado final do vestibular 2009 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sairá na sexta-feira, dia 9 de janeiro.***Liquidações com artigos encalhados durante o Natal já aquecem o comércio da região.***Com uma dívida de mais de 100 milhões de reais com bancos e fornecedores, a direção da Dudony planeja apresentar um plano de recuperação até o final do mês.*** A prefeita Maly Benatti tem o seu secretariado e assessores fechado a sete chaves. O que se sabe é que Adriana Santoro permanecerá no cargo de Secretária Municipal de Saúde.***A língua portuguesa é falada por 230 milhões de pessoas e é a 6ª mais falada em todo o mundo, perdendo para o Mandarin, Espanhol, Inglês, Árabe e Hindi.***O ator Rodrigo Santoro lançará este ano um filme gay onde ele diz que sente a vontade com o personagem. ***A atriz Samara Filippo ganhou um apartamento do namorado, o jogador de basquete da NBA Leandrinho. Ela espera um filho dele.***A Viapar está com novo presidente: Marcelo Ftachow Machado.***A ex-Miss Maringá Cristina Camiato está no elenco da minissérie Maysa.***Filho do ator americano John Travolta, Jett Travolta, morreu na última semana. O menino, de apenas 16 anos, já sofria da síndrome da Kawazaki e foi encontrado desacordado em um dos banheiros da mansão da família nas Bahamas.***Quem também apareceu morto foi o piloto francês Pascal Terry, de 49 anos, que estava participando do Rali Dakar 2009. É a primeira vez que a competição acontece na América do Sul.***Torcida do Palmeiras quer Luxemburgo longe do Parque Antártica. Quem diria! ***Câmara Municipal de Maringá aprova 112 cargos comissionados do prefeito com aumento salarial de quase 60%. A imprensa e a comunidade estão caindo de pau sobre os vereadores.*** "Minha carreira artística é decorrência da minha vida. A minha vida é muito importante. Eu somei muita coisa, ensinei muitas coisas. Só não ensinei a mim mesma " (Maysa Monjardim Matarazzo).-

Nenhum comentário: