domingo, 13 de janeiro de 2013

O que faz um assistente social?

Pingos e Respingos: O que faz um Assistente Social?
R.: O Serviço Social é uma profissão regulamentada e exige graduação e inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o seu exercício. É uma profissão voltada para a execução de ações e politicas públicas que viabilizam os direitos sociais do indivíduo na sociedade. Trabalha diretamente com a exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida da população. Elabora e executa projetos sociais voltados para a alimentação digna, o acesso aos serviços de saúde, cultura, habitação e educação. Os Assistentes Sociais trabalham diretamente com a questão social em suas diversas expressões, como por exemplo: violência, miséria, trabalho infantil, exploração sexual, uso abusivo de substâncias psicoativas e desigualdade social.



Pingos e Respingos: Vocês podem falar com pouco sobre o Serviço Social e a sociedade atual? R.: O Assistente Social encontra na atualidade um amplo campo no mercado de trabalho, pode exercer sua profissão tanto na esfera estatal, no terceiro setor e até mesmo em empresas. Oss grande empregadores desses profissionais encontram-se vinculados ao Estado, principalmente aos municípios. Nos últimos anos, a demanda por Assistentes Sociais cresceu de forma significativa, sendo que, é notório o aumento de vagas em concursos públicos para esses profissionais. Grande parcela dos recém-formados acabam sendo absorvidos pelo mercado de trabalho, devido as inúmeras vagas ofertadas para esta profissão. Entre os espaços sócio-ocupacionais para os Assistentes Sociais encontramos os Centros de Referências da Assistência Social – CRAS, Centros de Referências Especializados da Assistência Social – CREAS, Abrigos, Albergues, Centro de Atenção Psicosocial – CAPS, Unidades Básicas de Saúde – UBS, Hospitais, Ambulatórios, Clínicas de Recuperação, Forúm, Penitenciárias, Secretária da Habitação, Secretaría da Mulher, Empresas privadas e Organizações Não Governamentais – ONGs.


Pingos e Respingos - Suas expectativas com sua nova profissão (questão direcionada – Franciele Moura) R.: Eu tive o privilégio de fazer o estágio supervisionado, durante dois anos, em um dos Programas do Governo do Estado do Paraná – Programa Estadual de Assistência ao Apenado e ao Egresso de Maringá. Que trouxe os subsidios práticos necessários para a atuação enquanto Assistente Social. Como sou recém-formada, as minhas expectativas é que eu possa realmente contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária sem nenhum tipo de exploração. As expectativas em relação ao futuro enquanto Assistente Social são grandes, pois, encontramos nesta profissão um amplo leque de campos para atuar, além de inúmeras oportunidades de trabalho, sei que, além de me realizar profissionalmente, posso contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida da população.


Pingos e Respingos: Como é ser Assistente Social? (questão direcionada – Adriéli Volpato Craveiro) R.: Desde o ano de 2010 venho atuando enquanto Assistente Social. Meu primeiro emprego foi em um Projeto de Extensão vinculado a Faculdade Estadual de Educação Ciência e Letras de Paranavaí – FAFIPA no qual realizávamos ações voltadas para as pessoas com câncer. Ainda no mesmo ano, tive a oportunidade de mudar para Maringá e começar a trabalhar como Assistente Social no Hospital Universitário de Maringá – HUM. Em outubro de 2011, me vinculei profissionalmente a Secretaria de Saúde de Maringá, especificamente ao Centro de Atenção Psicosocial Infanto Juvenil – CAPSi, onde estou até os dias atuais. Em todos estes locais de trabalho, percebi que a profissão do Serviço Social era fundamental no desenvolvimento das ações para os usuários. A opinião do Assistente Social é essencial para a tomada de decisões importantes como aquelas relacionados a adoção de crianças e adolescentes e conflitos familiares. É extremamente gratificante perceber como simples orientações, enquanto Assistente Social, acabam modificando de forma significativa o cotidiano dos usuários. A recompensa de ser Assistente Social está, por exemplo, no sorriso de uma criança que frequênta um projeto social que você ajudou a elaborar e a executar e que acaba de conquistar uma medalha. Sei que não poderia ter escolhido uma profissão tão maravilhosa e apaixonante como o Serviço Social, sou extremamente realizada com o que faço e não trocaria a minha profissão por nenhuma outra.



O Blog/Coluna Pingos e Respingos agradece Franciele Holanda Moura e Adriéli Volpato Craveiro pela receptividade e a entrevista. Para outras informações, as profissionais Franciele e Adriéle encontram-se a disposição pelos emails fran_moura19@hotmail.com e adrielivolpato20@gmail.com.

Um comentário:

Anônimo disse...

Entrevista perfeita. Otima ideia da coluna fazer uma entrevista com uma profissão que ainda não conhecemos o verdadeiro trabalho. A coluna está de Parabéns!!!