quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Dormir bem: melhora a qualidade de vida


Trabalhos feitos por cientistas brasileiros, americanos, canadenses, europeus, japoneses, tem comprovado a importância de se dormir bem, pelo menos 8horas por dia. Domingo último, 30 de novembro, o programa Esporte Espetacular da Rede Globo mostrou o depoimento de diversos atletas em diferentes  categorias falando de seus rendimentos quando dormem bem. Muitas pessoas dormem apenas 6 horas ou então 10 horas por dia, que pode ser pouco ou muito para outras, mas estão adaptadas a esse ritmo de trabalho e descanso. Sabe-se que durante o sono, o organismo executa  múltiplas  funções importantes como fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios como insulina, hormônio de crescimento (GH), lepitina (saciedade), melatonina( produz a sonolência)  e outros, relaxamento da musculatura, etc. Um  bom descanso, faz com que você tenha uma melhor qualidade vida, aumento de seu rendimento no trabalho, na escola ou no esporte, melhor concentração, etc. 

Como se vê, dormir bem é importante  para a longevidade pois dormir mal acaba tendo pré disposição a doença cardíaca, depressão, câncer, diabetes, etc.  Muitas  pessoas optam por medicamentos para obter um bom  sono, ao invés de usar medidas mais simples e que não venham mais tarde detonar o nosso organismo. 

Orientações para você dormir melhor 

- Que tal você desligar a tv, computador e celular antes de deitar? Ou ainda praticar exercícios todos os dias ou periodicamente ( libera endodorfina e dopamina dando mais prazer ao corpo e posterior relaxamentos)?  Se estiver com fome a noite, faça uma refeição leve com saladas, iogurte, etc.; Tenha o hábito de fazer uma leitura, não excitante,  quando estiver deitado,  antes de dormir; Uma música calma no rádio também ajuda você a relaxar; Tenha o hábito de estabelecer horário para deitar e não fique toda a hora olhando para o relógio se está na hora de levantar; Apague todas as luzes do quarto, banheiro, sala; Faça pensamentos positivos ao deitar;  Evite tomar chá, café ou muito líquido a noite para não se levantar toda hora para urinar e perder o sono. Com certeza você dormirá bem!


Nenhum comentário: