quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Opinião do Blog: Obrigado Alex 10 (05/12)


Alexsandro de Souza, 37 anos, o Alex do Coritiba, estará pendurando as suas  chuteiras  no domingo, dia 07 de dezembro, após a sua  última partida oficial de futebol entre Coritiba e Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, Série A, 2014. Oriundo de favela, Alex fez parte da escolhinha de futebol do coxa onde iniciou a sua carreira profissional, um líder nato, muita habilidade com a bola, sabe passar uma bola ou fazer um lançamento  como ninguém e um exímio batedor de falta. Casado com Daiane Mauad ( filha do ex presidente do clube Edson Mauad), pai de duas meninas e um menino, fez carreira no Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Parma, Fenerbahçe ( Turquia). 

Aliás, o seu prestígio na Turquia é tanto que há uma estátua de bronze em frente ao Estádio do Fenerbahçe e os torcedores turcos o chamam "Deus do Futebol Turco", onde brilhou durante os seus nove anos, sagrando-se campeão várias vezes, levando o seu time  para o maior torneio de futebol do mundo interclubes, a Champions League. Depois do jogo  recente da Seleção Brasileira contra a  Turquia, jornalistas e torcedores turcos  foram  unânimes em afirmar que Alex  foi mais craque que Neymar. Apesar de todo o seu talento, Felipão não levou Alex para a Copa do Mundo de 2002, no Japão, por achá-lo um pouco lento, muito cadenciador de jogo, a ponto de ser apelidado de Alexotan (uma alusão ao Lexotan, medicamento usado para ansiedade, angústia, relaxante muscular, distúrbio psicossomático,etc.), igual ao outro  ex-craque  de nome Ademir da Guia, do Palmeiras.  

Seus vários títulos de  Campeão Brasileiro, Copa do Brasil, Taça Libertadores da América, Campeão Mineiro, Paranaense, Paulista, Copa América, Torneios Internacionais além é claro daquele gol antológico que a tv não cansa de mostrar, quando pelo Palmeiras, em jogo contra o São Paulo, em uma  sequencia de jogadas dentro da área, chapelou o zagueiro Émerson, depois chapelou o Rogério Ceni e entrou com bola e tudo, farão de Alex um mito a ser lembrado pelos brasileiros, em especial pelo torcedores do Coritiba, para onde  voltou, aos 35 anos, para jogar mais 2 anos,  depois de 17 anos fora da equipe.  Obrigado Alex 10. O Estádio Couto Pereira, manto sagrado e morada do torcedor Coxa Branca, agradece pelos inúmeros espetáculos que você proporcionou e ter ajudado com a sua maestria o Coritiba permanecer na Série A do Brasileirão 2014, após  o coxa ter depenado o galo no Horto, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: