segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Como é lindo Nova York - 1


Novamente, pela terceira vez, estive em Nova York (EUA), que   eles   gostam de  chamar de  Nova York City. Considerada  a  22ª cidade  do mundo em população, com 8.500.000 mil habitantes, (perde para São Paulo, a 7ª  cidade do mundo, com 11.821.000),  é a cidade que recebe anualmente a maior quantidade de turistas,  cerca de 38 milhões  de todo o mundo, e o Brasil, o 6º país do mundo a mandar mais  turistas anualmente para  Nova York City. 

Separada do estado de Nova Jersey pelo rio Hudson,  os primeiros habitantes da região foram os índios Lenapes. Depois vieram os holandeses da Companhia Holandesa das Índias Orientais para descobrirem uma passagem para a Ásia, comandados pelo funcionário Henry Hudson, que depois de  batalhas sangrentas contra os índios, chegaram a um acordo e os holandeses compraram as suas terras por 24 dólares, dando o nome de Nova Amsterdam. Que exploração! Posteriormente vieram os ingleses, que expulsaram os holandeses e deram o nome de Nova York, em homenagem ao seu Duque de York. 

Finalmente. George Washington e o povo americano de Nova York expulsaram os ingleses de lá.  A cidade possui cinco Distritos: Manhattam, Brooklin,  Queens, Staten Sland e Bronx.  Manhattam é  o principal Distrito pois é a própria  cidade de Nova York City.  O seu plano urbano é  diferente, tendo  suas avenidas  e ruas  transversais ( com orientações),  todas numeradas. Como se vê, a cidade é bastante cosmopolita desde a sua colonização, com habitantes de todas as regiões do mundo que migraram para lá. Nas próximas edições falaremos mais sobre essa cidade fantástica.

Nenhum comentário: