terça-feira, 14 de abril de 2015

Peixe, Coelho e Ovo: simbolismo e tradição

A palavra símbolo significa a representação de alguma coisa, de um ser, de um objeto, etc. Exemplo: A balança é o símbolo da Justiça. O verde é o símbolo da esperança. Bandeira e hino são símbolos de um país ou de uma agremiação. Como se vê, o símbolo  está sempre representando alguma coisa. Quanto a tradição, significa passar adiante uma ideia, um costume, através de gerações. 

Exemplo: Não comer carne vermelha na sexta feira santa, é um costume dos cristãos que vem de há muitos séculos. É apenas tradição porque não está escrito em nem um ligar que você não pode comer. Como a carne vermelha derrama sangue, não come-la nesse dia  é um respeito ao sangue derramado de Jesus Cristo por todos nós. Aqueles que seguem esse costume, procuram comer outra carne como o peixe. Aliás, o peixe foi um dos alimentos que Jesus multiplicou quando os seus discípulos com os seus cestos foram distribuir pães e peixes a mais de dez mil pessoas famintas. Aconteceu o milagre da multiplicação de pães e peixes por Cristo para que todos fossem servidos. 

Na Bíblia, em Marcos 6:34-44, você poderá ler e entender melhor essa passagem. É provável que essa seja a principal razão de comer peixe na sexta feira Santa. Quanto ao coelho, é um animal que se multiplica facilmente, ou seja, gera novas vidas. Na Páscoa ( palavra grega que significa passagem, ressurreição de Cristo) nós temos o início de uma nova vida. Convencionou-se o coelho como símbolo da Páscoa, assim como o ovo também, que irão gerar nascimento e o começo de uma nova vida. Antigamente  haviam trocas de ovos de galinhas cozidos que eram  coloridos, na Páscoa. Com a chegada de nova civilizações nos séculos XVIII e XIX, o plantio do cacau, indústrias de chocolates,  os ovos passaram a ser de chocolates. Como você vê, simbolismo e tradição, são coisas muito comuns e fortes  em toda a história da  humanidade.





Nenhum comentário: