terça-feira, 14 de abril de 2015

Samba de Resistência: Ditadura nunca mais!

 Mais de 500 pessoas se reuniram no dia 1º de abril último, na Praça dos Três Poderes em Brasília, para lembrar os 51 anos do golpe militar que instalou a ditadura no Brasil.  Muitas músicas, discursos, sobre a ditadura, momento negro de nossa história, pedindo punições aqueles responsáveis por mortes sem qualquer chance de  defesa aos acusados, punir os responsáveis pelo fechamento do Congresso Nacional, etc. O decreto AI-5 não permitia qualquer manifestação de quem quer que fosse, pois os militares falavam tá falado. Até em seu domicílio era perigoso falar sobre a ditadura. Qualquer denúncia contra alguém era sumariamente preso, sem chance de defesa.  

O movimento também chamou a atenção das redes sociais para  que parem de falar bobagens sobre a instalação de uma nova ditadura no país, se não sabem nada como foi a ditadura implantada no país em 31 de março de 1964. Foi muito cantada a música que Chico Buarque fez para a época, mas que acabou com uma dura punição para Chico e outros cantores e comediantes, além de jornalistas que teimavam em criticar a ditadura. 

Eis um trecho da música:" Hoje você é quem manda falou tá falado não tem discussão.."(Chico Buarque de Hollanda ). Outra música muito cantada foi " Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré -  "Caminhando e cantando e seguindo a canção, Somos todos iguais braços dados ou não, Nas escolas, nas ruas, campos, construções, Caminhando e cantando e seguindo a canção. Vem, vamos embora que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora não espera acontecer, Vem vamos embora esperar não  é  saber, Quem sabe faz a hora não espera acontecer"...


Nenhum comentário: