sexta-feira, 15 de maio de 2015

E assim nasceu a civilização Vikings


Uma onda global de violência sem precedentes na Europa, obrigando as nações a se converterem em cristianismo, ameaçavam os escandinavos, que hoje compreende o território de três países: Suécia, Dinamarca e Noruega. Outras forças que ameaçavam os escandinavos eram os muçulmanos, depois da revolução religiosa e política de Maomé que uniu os povos árabes em torno do Império Islâmico, nos séculos 7 e 8. Acuados pelo cristianismo e islamismo, o modo de vida dos escandinavos ( cuja a  crença era  pagã)  estava sujeito a ser extinto ou virarem escravos de outros povos. Revoltados com a situação, o povo escandinavo se rebelou  e fez  várias  grandes concentrações  em Lejre, na Dinamarca. Bebidas alcoólicas, escravas para dançar e carnes também  faziam parte do encontro. 

  Já com espírito de guerra e sanguinolento, o dono do recinto trazia um animal no centro do salão e cortava a garganta do bicho e deixava o seu sangue escorrer pelo salão, e os guerreiros presentes misturavam o sangue com as suas bebidas e tomavam, tudo em nome de seus deuses. A carcaça do animal era colocada para assar, enquanto  no local surgiam fortes amizades entre os mais inteligentes e os guerreiros, traçando planos ambiciosos, divisão dos futuros lucros, etc. Entre as decisões, os nórdicos decidiram subir em barcos e buscar riquezas para se fortalecer. A primeira vítima foi o templo cristão de Lindisfarne, na Inglaterra, depois de navegarem muitos dias pelo Mar do Norte para chegar aquele monastério, na colina. Enquanto os monges rezavam, o grupo de guerreiros pagão, munidos de espadas, machados, lanças, em nome de seu Deus  maior,  O Odim,  saqueavam crucifixos, cálices, relicários, artigos de couro, prata, ouro e pedras preciosas. O grupo foi reconhecido como nórdicos pelos olhos azuis, cabelos e barbas claras e por não temerem  à Deus. Ao irem embora, levaram  as riquezas da lha e  deixaram um rastro de destruição e mortos para trás. 

Assim nasceu a civilização denominada Os Vikings, entre os séculos 8 e 9, composta pelos os guerreiros mais bárbaros da história, mas com muita inteligência, ao construir os seus barcos estreitos e compridos para desafios em mares e entre os fiordes, estabeleceram um grande comércio dentro da Europa, fundaram várias nações como a Rússia,  colonizaram outros povos, cultura importante, artesões notáveis, uma tecnologia apurada, ensinaram o mundo a pesca e conservação do bacalhau e tantas outras coisas, deixando um grande legado para a humanidade.  Brutais e misteriosos, com os seus barcos Langskips, que navegavam em qualquer porção d`água, chegaram à America  500 anos antes de Cristóvão  Colombo, criando novos mercados, novos costumes, como homens e mulheres vikings maquiados e cheios de joias, com tiaras em prata ou ouro. 

Depois de séculos  e  séculos de domínio em várias regiões da Europa até as rotas da China, diz o ditado que   "onde há poder há vaidade, e onde há dinheiro há ganância",  os vikings chegaram ao seu fim, por volta de 1.066, com a consolidação dos reinos nórdicos, a inserção definitiva do cristianismo e  islamismo aproximando os demais povos escandinavos  dos europeus.

Nenhum comentário: