quinta-feira, 28 de maio de 2015

Gordura abdominal: Causas e soluções

É uma das grandes frustrações tanto em homens como mulheres, principalmente nelas, a concentração de gordura abdominal que pode acontecer em qualquer idade. Muitas e muitas vezes fazem musculação, dieta equilibrada e a gordura abdominal permanece. As causas são as mais variadas: 

1) Genética - A distribuição da gordura em nosso corpo é muito influenciada pelos nossos genes. Algumas acumulam gorduras no quadril Outras, no abdômen. Para a saúde, a gordura abdominal  é muito perigosa. A sua redução é importante. 

2) Desequilíbrio hormonal - Dosar anualmente T3, T4 e TSH, hormônios da glândula  tireóide, responsáveis pelo metabolismo. Quando reduzidos ou não funcionando bem, dificultam a queima das gorduras. 

3) Deficiência de vitamina D - As pessoas que tomam pouco sol ou vivem fechado em casa ou no trabalho, podem ter um teor baixo de vitamina D que é produzida na pele e pouco encontrada nos alimentos.  Sua deficiência facilita o aumento em número e o tamanho das células de gordura. 

4) Produção excessiva de cortisol - Este hormônio é produzido em maior quantidade quando o estresse físico e mental é grande ou  a pessoa não dorme bem. Cortisol em excesso produz taquicardia, mudanças de humor, diminuição da memória e aumento da gordura abdominal. A redução desse hormônio no organismo exige  controlar  o estresse, reduzir o  consumo de álcool e café, refrigerantes a base de cola, chá mate, chá preto, ingerir mais  vitamina C ( como laranja, acerola, morango, abacaxi, limão, etc.) e alimentos que contenham componentes relaxantes como banana, abacate, chá de camomila,, nozes, peixes, semente de abóbora. 

5) Inflamações - Leva ao aumento de substâncias que facilitam o armazenamento de gorduras na região abdominal. Exercício orientados, medicamentos supervisionados por médicos, dieta rica em linhaça, azeite, brócolis, alho, cebola, gengibre  açafrão. 

6) Restrição de gorduras boas - Você não deve riscar toda gordura de seu cardápio para emagrecer porque elas não são todas iguais. A gordura de coco, da linhaça, do abacate, do azeite e do açaí, são importantes para o metabolismo, emagrecimento, antiinflamatórias,  por serem antioxidantes. 

7) Alergia ou intolerâncias alimentares - Afetam o sistema imunológico e alteram o funcionamento das células de gordura. Diminuir o consumo de alimentos, principalmente industrializados, é muito importante. 

8) Consumo excessivo de calorias - As vezes comemos mais que devemos, em frente a tv ou ao computador, lendo deitado na cama ou sofá ou mesmo nos horários das refeições. Mastigar bem os alimentos e  restringir o que come, ou seja, mudança de hábitos alimentares, são fundamentais para a redução da gordura corpórea.

Nenhum comentário: