segunda-feira, 11 de maio de 2015

Um pouco da Indonésia, terra em que o brasileiro Gularte foi fuzilado


A Indonésia é o mais extenso arquipélago do planeta. Entende-se por arquipélago, um conjunto de várias ilhas próximas uma das outras. Com dois ecossistemas bem distintos, no oeste temos as florestas tropicais, características do Sudoeste Asiático, com tigres e elefantes.  A leste, se assemelha a Oceania e abriga cangurus. É a quarta nação mais populosa do mundo, com 250 milhões de habitantes, tendo a sua capital Jacarta, com 10 milhões. O país  é dividido em mais de 500 grupos étnicos, resultando inúmeras línguas faladas no país, inúmeras religiões, além de vários conflitos, inúmeros grupos terroristas e movimentos separatistas.  

A religião dominante é o islamismo. Regime político é o presidencialismo. Dominada pela Índia no início da Era Cristã, posteriormente, o país é islamizado por mercadores hindus, persas, etc. Holandeses e japoneses dominaram o país e após a segunda guerra mundial, nacionalistas proclamam a independência da Indonésia. 

A economia baseia-se na exploração do Petróleo, estanho, ouro, cobre,  gás natural e manufaturados como roupas e eletroeletrônicos.  Por estar situada numa região de placas tectônicas e vulcões, a Indonésia frequentemente sofre  de catástrofes naturais, como tsunamis, terremotos, erupções vulcânica, etc. País de leis rígidas, não permite o tráfico de drogas e aqueles que infringem essa lei, são  condenados a morte, sem apelação. Foi o que aconteceu terça feira, 28 de março, com o brasileiro Rodrigo M. Gularte, 42,  depois de ser julgado no país por tráfico de cocaína, em 2005, foi fuzilado. O seu único pedido foi para ser enterrado em Curitiba, sua terra natal. No início deste ano, outro brasileiro já havia sido fuzilado, pelo mesmo motivo.



Nenhum comentário: