sexta-feira, 19 de junho de 2015

Opinião do Blog: E as Franquias estão em altas



O mercado das franquias ( franchising, em inglês) tem se mostrado bastante promissor no Brasil e com uma grande diversificação. Muita gente ainda não tem idéia do significado de franquia. Vejamos: Quando um empresário cria um negócio e ao decidir replicá-lo, cede a um terceiro o direito de uso de sua marca e produtos em troca de investimento e uma porcentagem do faturamento.  É o que chamamos de franquia. 
Com características mais seguras do ponto de vista do investir, esse tipo de negócio tem crescido consideravelmente nos últimos anos. A história da franquia no Brasil iniciou-se em 1.950, com a Yázigi. De lá para cá, o número de franquias tem aumentado consideravelmente e já em 2.010 o seu aumento  foi de 20,4%, sendo a região sudeste a que possui a maior quantidade de franquias, no Brasil. Hoje, o país ostenta mais de 2.600 franquias de diferentes marcas  (sorvetes, perfumes, roupas, chocolates,  sapatos, alimentos, escolas de idiomas, etc.) e competimos com os países que possuem maior número de franquias que são a China e os Estados Unidos. 
Fazendo um levantamento do ranking de franquias, O Boticário é a maior franquia no Brasil com os seus 900 franqueados, responsáveis por uma rede de  3.750 lojas em  1.752 cidades brasileiras. Em primeiro lugar no ranking de Escolas de Idiomas está a Wizard, que é a segunda maior franquia no geral, depois de O Boticário. O atrativo desse sistema está no fato de que aqueles que querem aderir um negócio próprio não precisam partir totalmente do zero.  Apesar de exigir a injeção de um capital inicial elevado em relação a outros negócios, é possível adquirir uma empresa que já tenha resultados, visibilidade e bem conhecida pelo público em geral. Apesar da situação econômica do momento  no país não ser das mais favoráveis, os investidores em  franquias estão muito satisfeitos com os resultados nos  investimentos.

Nenhum comentário: