O mercado das franquias (
franchising, em inglês) tem se mostrado bastante promissor no Brasil e com uma
grande diversificação. Muita gente ainda não tem idéia do significado de
franquia. Vejamos: Quando um empresário cria um negócio e ao decidir
replicá-lo, cede a um terceiro o direito de uso de sua marca e produtos em troca
de investimento e uma porcentagem do faturamento. É o que chamamos de franquia.
Com
características mais seguras do ponto de vista do investir, esse tipo de
negócio tem crescido consideravelmente nos últimos anos. A história da franquia
no Brasil iniciou-se em 1.950, com a Yázigi. De lá para cá, o número de
franquias tem aumentado consideravelmente e já em 2.010 o seu aumento foi de 20,4%, sendo a região sudeste a que
possui a maior quantidade de franquias, no Brasil. Hoje, o país ostenta mais de
2.600 franquias de diferentes marcas
(sorvetes, perfumes, roupas, chocolates, sapatos, alimentos, escolas de idiomas, etc.)
e competimos com os países que possuem maior número de franquias que são a
China e os Estados Unidos.
Fazendo um levantamento do ranking de franquias, O Boticário
é a maior franquia no Brasil com os seus 900 franqueados, responsáveis por uma
rede de 3.750 lojas em 1.752 cidades brasileiras. Em primeiro lugar
no ranking de Escolas de Idiomas está a Wizard, que é a segunda maior franquia
no geral, depois de O Boticário. O atrativo desse sistema está no fato de que
aqueles que querem aderir um negócio próprio não precisam partir totalmente do
zero. Apesar de exigir a injeção de um
capital inicial elevado em relação a outros negócios, é possível adquirir uma
empresa que já tenha resultados, visibilidade e bem conhecida pelo público em
geral. Apesar da situação econômica do momento
no país não ser das mais favoráveis, os investidores em franquias estão muito satisfeitos com os resultados
nos investimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário