domingo, 7 de junho de 2015

Que reforma política é essa?


A Câmara Federal tem se reunido periodicamente para tratar de um tema que o povo brasileiro estava ansioso para participar: A reforma política. Há muitas coisas que se tem votado, muitas a toque de caixa, depois com arrependimento dos próprios deputados, tem demonstrado que a reforma política da Câmara, sem a participação popular não tem qualquer representatividade. Muitos assuntos são votados com cuidados para não  melindrar os partidos nanicos e também os caciques da política brasileira. Aliás, hoje nós temos mais de 30 partidos registrados. Se você for criar partidos por  questões  ideológica, não há necessidade de mais que cinco partidos. 

A criação de outros partidos faz com que o fundo partidário que está em mais de 800 milhões de reais, possa ser dividido em outras  fatias para os bolsos de outros deputados. Essa questão de financiamentos de campanhas por empresa privadas volta a mesma situação de hoje, ou seja, permanece a troca de favores com a continuidade da corrupção. De prático mesmo na reforma política, foi a confirmação do mandato presidencial para cinco anos, sem direito a reeleição. 

Os senadores não querem que mexam com eles, São oito anos de mandato e pronto. Unificação de pleitos, fidelidade partidária, mandato de cinco anos também para os deputados, fim do voto obrigatório precisam ser bem analisadas. A sensação que dá é que a coisa começou de cima para baixo e não de baixo para cima, sem a participação popular. Será uma reforma política "meia boca" e o povo que se exploda.


Nenhum comentário: