quinta-feira, 16 de julho de 2015

Da uva ao vinho


Estamos no inverno e o consumo de vinho tende aumentar, apesar do vinho ser uma bebida consumida durante todas as estações do ano. Muitas pessoas se perguntam como um suco de uva, ao passar por processo de fermentação, pode adquirir  um vinho de  sabores e aromas tão complexos que variam de acordo com a variedade da uva,, o lugar do plantio, as ocorrências meteorológicas daquela safra, envelhecimento em madeira ou não e  a mão de quem  o produz. O suco de uva fermentado contém uma variedade de álcoois, fenóis, ácidos, proteínas e sais entre outras substâncias. Quanto mais quente a região, mais açúcar tem a uva e desenvolve mais álcool.  Por isso os vinhos de clima frio são mais delicados. Vale lembrar que as principais qualidades de uva  e que dão os melhores vinhos são aquelas originárias da França. 

As principais variedades de uva são: 

1) Sauvignon Blanc - produz vinhos frescos, de pouca acidez e aroma pronunciado como maracujá, por exemplo. Por aqui,  Franceses e os Chilenos são melhores. 

2) Cabernet Sauvignon - É de longe a uva tinta mais popular que existe. Adaptou-se praticamente em qualquer clima.França (Bordeux) Itália (Toscana), Espanha ( Catalunha) e Chile  (Maipo ) dão os melhores vinhos dessa uva. 

3) Chardonnay - é a uva branca mais plantada no mundo, dando  ótimos vinhos delicados, minerais   e  espumantes.  No Brasil encontramos bons vinhos dessa qualidade. 

4) Pinot Noir -  Borgonha, França, sua região de origem,  é praticamente o local que se produz essa melhor e temperamental uva, originado deliciosos vinho de cor vermelha..  Essa é a razão que os vinhos dessa uva  são  caros. Brasil, Chile, Estados Unidos, França, produzem bons vinhos da uva Pinot Noir. 

5) Malbec - originária da França, encontrou o seu lugar no solo de Mendonza, Argentina, juntamente com o Chile e França, são grandes produtores de vinhos dessa uva.

6) Merlot - é a uva tinta que melhor se adaptou ao sul do Brasil. Muita suavidade em seus vinhos.


De acordo com o perfil de cor,  aroma e estrutura, o vinho se adapta a diferentes situações.  Exemplos: Espumantes, brancos secos, brancos aromáticos, bracos encorpados, rosés ou rosados, tintos leves, vinhos de sobremesa, tintos encorpados, vinhos fortificados, etc.

Nenhum comentário: