quinta-feira, 16 de julho de 2015

Opinião do Blog: Chuva de granizo e tornados



Há muitos anos não se via tanta chuva no inverno, principalmente em julho, com está se vendo agora. A mudança  climática é um dos maiores desafios do século 21, com riscos para o bem-estar, segurança, inundações, fenômenos meteorológicos extremos, afetando vidas e a economia como um todo. Chuva de granizo e tornados, além de outros fenômenos naturais são as consequências dessa mudança climática.

O que é uma chuva de granizo?  As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens encontram temperaturas baixas (abaixo de 80ºC) viram gelo. Congelado, o vapor fica com mais peso que a nuvem pode aguentar e cai em forma de chuva de pedra de gelo, que chamamos de granizo.  A uma altitude de até 25km a partir da linha do equador, encontramos a nuvem "comulonimbus" que só aparece nas regiões mais quentes,  com sua temperatura de menos 80ºC, grande responsável pelo formação de  granizos, trovões e relâmpagos. A chuva de granizos traz problemas para a agricultura, quebra telhados, estraga carros, quebra vidros, congestionamento nas cidades e estradas. As pedras de gelo tem  em geral de 0,5 a 5 cms, mas podendo adquirir tamanhos variados, como um ovo ou uma manga. Pedras de gelo abaixo de 0,5cms são praticamente as neves. 

Quanto ao Tornado, palavra originária do espanhol tornada (tempestade), é um fenômeno tipicamente continental, formado através de frentes frias que atuam como uma tampa em região onde o ar está mais quente. O ar aquecido pressiona a tampa de ar frio até destampar, provocando os chamados redemoinhos atmosféricos, caracterizados por uma espiral em forma de funil de vento que gira em torno de um centro de baixa pressão atmosférica com velocidades que podem variar de 30km/hora a 250km/hora, com duração  de minutos, o suficiente para  provocar grandes estragos por onde passa. Acontece geralmente nos finais de tardes pelo fato da atmosfera estar mais instável.

Nenhum comentário: