quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Crise entre Pacientes e Médicos


Num passado não muito distante, a relação entre paciente e médico era de muita confiabilidade e respeito. O que o  médico falava, o paciente obedecia.  Mas durante o dia a dia em meu trabalho  como médico do Programa Saúde da Família, em meu consultório ou nos plantões que faço,  sinto que há uma crise de confiabilidade e respeito entre o paciente e o médico. Mas quais seriam as causas dessa possível crise? O que teria levado essa perda de identidade entre paciente e médico? Se você fizer uma  boa avaliação no relacionamento paciente e médico, você vai chegar a conclusão que a evolução tecnológica teve uma grande influência nesse assunto. Mas a  indústria farmacêutica também tem a sua participação nessa crise. No caso da tecnologia, entendo que as mudanças tecnológicas são importantes para a evolução da profissão e do profissional. Mas entendo também que a internet jamais substituirá o livro, assim como a tecnologia jamais substituirá o médico. Com a internet presente em praticamente todos os lares, o  dr.  Google passou a ser referência e muitos pacientes questionam o médico sobre certos diagnósticos,  porque procuraram na internet antes a de fazer a consulta médica, quase sempre gerando um atrito entre o paciente e o médico quanto ao seu diagnóstico. Outro fato, são os celulares, tablets, que muitos médicos usam na frente do paciente gerando dúvida quanto a capacidade do profissional. Hoje, o médico praticamente não conversa com paciente. Só pede exames. Isso está sendo muito  comum entre os novos profissionais que estão se formando em muitas escolas  espalhadas pelo país sem qualquer credibilidade. Quanto a indústria farmacêutica, o lançamento exagerado de genéricos está tirando dos médicos  e de seus receituários, aqueles  medicamentos  que eles mais confiam, em detrimento de produtos sem qualidade ou de confiança. Como se vê, o assunto é serio e merece reflexão por parte dos paciente e  também dos médicos.




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