quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Entrelinhas

***Carta Testamento escrito de próprio punho por Getúlio Dornelles Vargas, poucas horas antes dele morrer." Deixo a sanha dos meus inimigos o legado de minha morte. Levo o pesar de não haver podido fazer por este bom  e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia.  A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos   e gratuitos inimigos, muita publicidade dirigida, sistemática e escandalosa. Acrescente a fraqueza de amigos que não me defenderam nas posições que ocupavam , a felonia de hipócritas e traidores os quais beneficiei com honras e mercês e a insensibilidade moral de sicários  que entreguei à Justiça, contribuindo todos para criar um falso ambiente na opinião pública do país contra a minha pessoa.  Se a simples renúncia ao posto que fui levado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e tranquilo no chão da pátria, de bom grado renunciaria. Mas tal renúncia daria ensejo para com fúria, perseguirem-me e humilharem. Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e as castas privilegiadas. Velho e cansado, prefiro ir prestar constas ao Senhor, não de  crimes que  contrariei ora porque se opunham aos interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente  aos pobres e aos humildes. Só Deus sabe das minhas  amarguras e sofrimentos. Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus. Agradeço aos que de perto ou de longe trouxeram-me o  conforto de sua amizade. A resposta do povo virá mais tarde... ( Getúlio Dornelles Vargas, Presidente do Brasil 1.882-1.954 ).-

Nenhum comentário: