quinta-feira, 20 de agosto de 2015

24 de agosto de 1.954: Morre Getúlio Vargas!


Chamado pelas elites de "Pai dos Pobres" por ter sido o presidente da República do Brasil que mais beneficiou os pobres e as classe trabalhadoras,   Getúlio Vargas(PTB) escreveu o seu nome na história pois durante os seus governos a mulher ganhou direito  de votar e ser votada, houve  a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, Salário Mínimo, Férias e 13º salário, criou a Petrobrás, etc. Só que tudo isso  não agradava as elites, nem os empresários, nem os políticos de oposição. Liderados pelo jornalista Carlos Lacerda, dono do jornal Tribuna da Imprensa, a oposição massacrava Getúlio em tudo aquilo que fazia pelo povo. 

A ciumeira por ser um velho caudilho incomodava até os seus correligionários. Na noite de 5 de agosto de 1.954, o seu maior desafeto, Carlos Lacerda sofreu um atentado de morte, mas quem acabou morrendo foi o seu amigo que estava junto com ele no carro, o major aviador Rubens Vaz. Foi a gota d`água. Lacerda chamou Getúlio de assassino pois acreditava ser ele o mandante do crime e inflamou   as forças armadas (Exército,Marinha e Aeronáutica), ministros, políticos e empresários  contra o presidente que perdeu  os companheiros e ficou isolado nos últimos dias de presidente juntamente com a sua família. A situação piorou ainda mais   para o presidente quando a polícia descobriu que Gregório Fortunato, líder da guarda presidencial foi o mandante do crime da rua Toneleros, Copacabana,Rio, onde morava Carlos Lacerda. Num ato político de muita inteligência, Getúlio previa que os seus adversários ( inclusive o seu vice Café Filho) estavam  preparando um foguetório para a sua renúncia, mas ele já havia dito que "só deixaria a Presidência da República morto". 

E foi o que aconteceu no Palácio do Catete, Sede oficial do Presidente da República, Rio de Janeiro, na manhã de 24 de agosto de 1.954, quando foi dada a notícia pelas rádios  de todo o Brasil que Getúlio havia suicidado, encontrado em sua cama  com um tiro no peito. O povo brasileiro chorava pelas ruas a morte de seu líder e quanto foi lido a carta testamento, o povo carioca partiu para encontrar  Carlos Lacerda em sua residência que já havia fugido do país com medo da fúria popular que  depredou totalmente o seu  jornal, a  Tribuna da Imprensa. Mais de duzentas mil pessoas foram ao velório de Getúlio no Catete,  que foi  sepultado em sua terra natal, São Borja, RS Jamais na história do Brasil teve um presidente com apoio popular tão grande e sincero como foi Getúlio Dornelles Vargas, líder civil da Revolução de  1.930 e pôs fim a República Velha,  até hoje reverenciado, depois de 61 anos de sua morte.-




Nenhum comentário: