quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Angina de peito ( dor no peito )

Nesta época do ano,  quando se come muito e se faz pouco exercício, é muito comum aparecer nas pessoas, em geral, acima de 40/45 anos, a chamada  Angina de Peito, também conhecida como Angina Pectoris.  Caracteriza-se por um conjunto de sintomas causados pela limitação de irrigação  sanguínea, com  baixo  abastecimento de nutrientes e de oxigênio  (isquemia ) à musculatura cardíaca em consequência de um estreitamento das artérias coronárias ( que conduzem o sangue ao coração ), resultando em uma dor chamada dor no peito.  Trata-se de uma afecção comum que acomete 1 em cada 50 pessoas com mais a de 45  anos, mas também  podendo ocorrer em pessoas mais jovens. 

Sintomas - Dor no peito com grande desconforto e pressão no peito que se agrava durante exercícios físicos, estresse emocional, estômago cheio e exposição a baixas temperaturas. A dor pode-se irradiar para a mandíbula, pelos ombros e pelos braços ( geralmente a esquerda ). Ha algum tipo de angina que pode aparecer quando a pessoa está em repouso ou dormindo.

  Prevenção e  fatores de risco -  a) Não fumar, pois o fumo sobrecarrega o coração, obrigando-o a trabalhar mais intensamente; 

b) Se estiver acima do peso, trate de reduzi-lo; 

c) Exercitar-se regularmente; 

d) Aprender a administrar a carga de estresse; 

e) Controlar a Pressão arterial, limitando o consumo de sódio e aumentar a ingestão de potássio e cálcio ( bananas, batatas são ricas em potássio. Leite desnatado, com baixo teor de gordura é rico em cálcio ); 

f) Ingerir álcool moderadamente; 

g) Descansar por 30 a 40 minutos após as refeições; 

h) Evite temperaturas extremas ( muito altas ou muito baixas ); 

i) Faça várias refeições leves.  

Tratamento - O tratamento da angina, em geral, é clínico com medicação específica. Todavia, existem situações que exigem procedimentos cirúrgicos como a implantação de pontes de safena em artérias coronárias ou angioplastia, ou seja,  a introdução de um balão inflado nas artérias coronarianas estreitadas ou a colocação de um stein. Vale a pena lembrar que ha certas crises de angina que são pré Infarto Agudo do Miocárdio ( são as anginas instáveis ), havendo necessidade de uma intervenção médica imediata. Dor anginosa é o mesmo que uma consulta com o cardiologista.

Nenhum comentário: