quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Crianças em férias e o seu dia a dia

Atenção criançada: as férias estão aí. Atenção senhores pais: não apressem os estágios de desenvolvimentos de seu filho. Deixe que as crianças despertem e descubram.  Que tal os pais fazerem com os seus filhos atividades extracurriculares por prazer? Deixe que o seu filho se socialize com outras crianças. Encoraje os seus filhos a falarem e escreverem bem de acordo com a idade deles. Não deixe que o seu filho interrompa você quando estiver conversando com alguém. É importante ter paciência. 

Diversas citações que fizemos aqui ( há tantas outras ) irão competir com tablet, celular, computador, tv, etc. no dia a dia da criançada em férias. Seria interessante se os pais tivessem um tempo de 2 a 3 vezes por semana para lerem  livros com os seus filhos pois além de ajudarem no desenvolvimento infantil também promovem um incentivo à leitura, especialmente num tempo em que a criançada está cada vez mais  envolvida com a tecnologia. Os resultados da leitura, com certeza, se estendem para a idade adulta. É importante estimular o se filho para a leitura. Com a colaboração de professores da área de Português e Literatura, além dos conhecimentos que adquirimos como profissional em pediatria, selecionamos alguns livros  interessantes, compatíveis com a idade, para que os pais possam ler com os seus filhos e os maiores poderão ler sozinhos.

A) Crianças de 0 a 3 anos: "Não brinque com as comidas". " O menino que queria ir", " O convidado de Raposela". 

B) Crianças de  3 a 5 anos: " Minha irmã é um ET", "A gueixa e o Panda Vermelho". 

C) Crianças de 5 a 7 anos: " Jack, o desenhista solidário", " A história de um leão que não sabia escrever", "A vida íntima de Laura" 

D) Crianças a partir de 8/9 anos: " A receita de sucesso do sr. Brioche", " Três vezes maluquinho", "Robin Hood". " Como viver para sempre", "Aladim e a lâmpada maravilhosa", " Tremendo de coragem".  Há uma série para esta faixa etária chamada "Proibido para adulto - Nova York, o que sempre você quis saber". 

Nesta mesma série fala sobre Roma, Londres, Paris, etc. É uma coleção que fala sobre como nasceu a cidade, suas belezas, e ainda incentiva a aprender o idioma inglês, francês, italiano, etc. Há sites de literatura infantil onde você poderá encontrar outros livros. O importante é a criançada ter em  suas férias, diversão, viagens, mas também dedicando um pouco de seu tempo a leitura. Quem lê sabe mais!

Nenhum comentário: