segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A guerra do glúten: contras e prós!

Milhares de pessoas em todo o mundo estão tirando o nutriente da alimentação na esperança de emagrecer e ter mais saúde.  Restaurantes elaboram cardápios sem a presença do glúten e supermercados reservam prateleiras para produtos glúten-free. Mas a dieta vem causando enorme controvérsia entre a comunidade científica. Dados: o glúten é uma proteína existente no interior dos grãos. Nas plantas cumpre a função de  guardar nitrogênio e  carbono para a germinação das sementes. 

A proteína é base para a formação de músculos, hormônios, enzimas, tecidos, pele, cabelos e unhas. Mas para outros pesquisadores, a proteína do glúten não tem uma função especifica para o corpo humano.  Sua vantagem é ter se tornado imprescindível a panificação, por acrescentar viscosidade e elasticidade as massas e pães.  Riscar  o seu consumo do prato é tirar sua principal fonte, o trigo, e outros cereais como a cevada, o centeio, o malte e a aveia. Em substituição é usar outras fontes de carboidratos como a farinha de mandioca, erros e ou tubérculos como o  de inhame. 

Os  contras o glúten: por ser uma molécula de difícil digestão, podendo levar a diarreia, constipação e prejudica a absorção de nutrientes. Outros prejuízos do glúten seria a predisposição de doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, aumenta o nível de inflamação nos obesos, doença celíaca ( é o caso em que o paciente não pode ingerir glútén que produz distensão abdominal, perda de peso  (diminuição da ingestão de massas ), diarreia, etc., e constituem somente  1% da população ). 

Os prós glúten: ao tirar do cardápio alimentos como pães, massas, priva-se o organismo de ótimas fontes de energia para o corpo que é obrigado a recorrer a proteínas e gorduras, desnecessariamente. O emagrecimento não é pela exclusão do glúten, mas sim pela diminuição da ingestão de massas. Muitos desconfortos abdominais podem ser por intolerância a outro carboidrato e não ao glúten. Os produtos que não contém glúten são mais caros mas que podem conter alta concentração de açúcar e gordura. Não devemos esquecer que o organismo necessita de fibras para a digestão que estão presentes em alimentos como trigo. Diante de tanta controvérsia, prefiro ficar no meio-termo e  dizer quem não tem doença celíaca ou intolerância ao glúten ( que ele por si só não engorda), pode comer o seu pão, sua pizza, sua massa,  mas sempre com moderação. Saúde acima de tudo!

Nenhum comentário: