segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A onda sem lactose



Na  esteira da moda glúten-free, surgiu também a dieta sem lactose, o açúcar do leite. Portanto, a recomendação atual é não consumir leite, ou se beber, ingerir produtos que não contenham lactose. Diversas pessoas no mundo estão seguindo essa nova filosofia de vida. O raciocínio para não ingerir leite é que a lactose  também poderia provocar diarreia, inchaço e dor abdominal. Existe de fato uma situação importante para não ingestão da lactose que é metabolizada no organismo com o auxílio da enzima chamada lactase ( produzidas por células que ficam na superfície do intestino delgado)  que, com o passar dos anos, há um processo de diminuição da sua produção no organismo, diminuindo o metabolismo da lactose aumentando as possibilidades de diarreia, distensão abdominal, etc. 

Há também algumas circunstancias que diminuem a produção de lactase como as intoxicações alimentares, doença de Crohn, favorecendo o aumento da lactose no organismo e provocar doenças. Todavia, existe um teste muito eficaz para diagnosticar intolerância a lactose mas que ninguém está fazendo, deixando simplesmente de tomar leite. Não devemos esquecer que o leite tem alto valor nutritivo além de suas proteínas participarem do processo de crescimento, da síntese de outras proteínas, hormônios e imunidade, é a melhor fonte de cálcio, ajudando no fortalecimento ósseo e outras funções importantes. 

Para muitos estudiosos, a ingestão de comprimidos a base de cálcio não oferece  os mesmo benefícios que por meio da alimentação. Como médico, aconselharia que as pessoas não fossem tão radicais, mantendo sempre um certo equilíbrio, pois todos nós sabemos da importância do leite como alimento, fonte importante de cálcio para os  ossos e crescimento, diminuindo sensivelmente as possibilidades de osteoporose na velhice.

Nenhum comentário: