domingo, 20 de março de 2016

A Petrobrás ainda é nossa; O pré sal já não é mais!



Sob a tese de salvar a Petrobrás, a maioria dos senadores votou a favor do projeto apresentado pelo senador tucano José Serra e retirou da estatal a sua maior vantagem competitiva no momento em que o preço do barril de petróleo está baixo, a exclusividade de retirar da estatal a operação de retirada de petróleo do pré-sal. Todos os senadores, como o presidente da Casa senador Rena Calheiros, envolvidos em falcatruas, foram puxar o saco do PSDB de José Serra votando a favor do tucano para que posteriormente possam tirar proveito em algumas outras votações. Por 44 votos  a 26, a Petrobrás terá o direito de explorar apenas 30% do pré-sal, ficando os outros 70% para empresas petrolíferas estrangeiras.  

O curioso nisso aí tudo, é  qual o interesse das companhias petrolíferas estrangeiras no assunto e a insistência de José Serra para trazer capital estrangeiro para dentro da Petrobrás? Na minha opinião,  os estrangeiros querem as tecnologias de ponta da Petrobrás sobre a exploração de grandes profundidades como é o pré-sal e só a Petrobras tem.  Outra coisa, esses estrangeiros são vivos e vão acabar engolindo a Petrobrás a preço de banana, o nosso maior patrimônio. E por fim, com a presença de grandes lobistas a serviço do capital estrangeiro nas imediações do senado e a ordem de  Renan  para votar com as galerias fechadas, num  assunto tão importante, que não era de urgência e de repente passou a ser,  onde o presidente da Petrobrás não foi chamado para falar sobre a matéria, dá uma sensação de altas falcatruas, propinas, que com certeza, somente o tempo dirá. 

Obrigado senadores Roberto Requião(PMDB) e Lindbergh Farias(PT)  por terem defendido com unhas e dentes as suas posições  contrárias as  negociatas, mostrando com números a recuperação da empresa, inclusive nas bolsas de valores. Hoje, a Petrobrás, apesar dos pesares,  é a empresa petrolífera em maior ascensão no mundo, conforme a imprensa internacional.  Já o senador vaselina Álvaro Dias ( excluído do PSDB, agora no PV ), se retirou na hora da votação, num gesto, em minha opinião, de covardia, pois votar contra ou a favor é uma prerrogativa do parlamentar.  Caberá gora, a Câmara Federal a decisão final sobre o assunto! Onde está você  ex presidente Getúlio Vargas, criador da Petrobrás em 03 de outubro de 1953 com o slogan " O petróleo é nosso"?.

Nenhum comentário: